BoasVindas

A ESCM candidatou-se a CRVCC em 2005.



Embora tenha sido um trabalho complexo, não deixámos passar esta oportunidade de continuarmos a acompanhar as alterações que foram surgindo no processo educativo no nosso País, como tem sido a actuação desta Escola ao longo dos 125 anos da sua existência.


Por isso, para além do ensino regular, oferece todas as outras ofertas formativas (CEF, C. Profissionais, CEFA, e RVCC).


Ainda temos uma parceria com a ESTEBI, da qual a Escola é associada, a nível dos CET que são formações pós secundárias não superiores que atribuem nível 4 de qualificação profissional.


Em 25 de Maio de 2006 foi publicada a sua acreditação como CRVCC, actualmente CNO, e pouco a pouco, fomos alargando a nossa actividade a várias freguesias dos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte, contribuindo assim para a melhoria das Habilitações Académicas e auto-estima destas populações, que de outra forma dificilmente o conseguiriam. Trata-se de um processo de formação que se tem revelado muito gratificante para toda a equipa pedagógica que acompanha estes adultos.


Os Temas do Referencial de Competências-Chave para a Formação de Adultos são bastante diversificados e abrangentes.


Escreveu G. K. Chesterton “Não existem temas sem interesse, o que pode haver é uma pessoa desinteressada”.

Segundo Dame Veronica Wedgood  “Um Homem instruído deve saber tudo sobre alguma coisa e alguma coisa sobre tudo”.

Termino ainda com uma citação do Historiador David Wallechinsky “ Na era da informação o conhecimento é um elemento característico do poder “.


Estes pensamentos traduzem a minha opinião sobre os Processos de RVCC, se encarados com o rigor e a dedicação que lhe estão inerentes, por parte dos adultos e da equipa que os acompanha ao longo do processo.



A Coordenadora Pedagógica do CNO
Maria Rosa Macedo






O Centro Novas Oportunidades da ESCM tem como Missão:
  

  • Desenvolver e proporcionar Formação/Aprendizagem ao Longo da Vida na NUT da Cova da Beira;

  • Permitir aos cidadãos maiores de 18 anos a certificação, de nível básico ou secundário, das suas competências adquiridas ao longo da vida, com base na qualidade e reconhecimento do processo efectuado;

  • Promover e desenvolver dinâmicas de aprendizagem, de formação e de certificação por parte dos adultos com baixos níveis de qualificação escolar e profissional, através de múltiplas opções: Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou de Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação (DL 357/2007).