terça-feira, 23 de dezembro de 2008

CNO da Escola Campos Melo

O Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Campos Melo procedeu durante o mês de Dezembro à certificação de 59 adultos, 21 do Nível Secundário e 38 do Nível Básico, 10 dos quais da Itinerância do Ferro (Certificados na sede da Junta de Freguesia). Estas certificações foram o culminar do excelente trabalho que este CNO tem realizado e do esforço de um pequeno número de profissionais e formadores, alguns dos quais trabalhando mais de 50 horas semanais. Também para o sucesso do nosso CNO contribui o papel da coordenadora do mesmo e o apoio sempre presente do órgão de gestão da escola.


Como referiu a Dr.ª Mafalda Branco, Profissional de RVC, no 2.º Encontro de CNO’s, realizado em Lisboa, no passado dia 2 do corrente mês, “A qualidade e a equidade do processo dependem muito da orientação e do profissionalismo das equipas que trabalham nos CNO’s”.


Ao longo da sua história, com 125 anos de existência, a Escola Secundária Campos Melo, sempre teve e tem, excelentes profissionais, que permitiram, e permitem que esta instituição tivesse dado e continue a dar, excelentes quadros à cidade, à região e ao país.


Foi este espírito de dedicação, de amor ao ensino e à formação, que profissionais e formadores deste CNO, conhecedores dos mesmos, assumiram e lhes permitiram alcançar as metas delineadas.


Trabalhar no CNO desta escola implica ter ambição, a mesma ambição que o actual Primeiro-ministro pedia na sua Intervenção no 2.º Encontro de CNO’s a todos os profissionais e formadores que trabalham nas Novas Oportunidades em todo o País. Ter ambição não pode implicar, de modo algum, facilitismo; ter ambição significa sim, cumprir as Metas, mas com elevados padrões de qualidade.


Ter ambição significa igualmente ter consciência que é possível criar uma maior justiça social. Esta, no entanto, só se conseguirá melhorando a economia e a sociedade e estas só melhorarão, dentro do espaço da União Europeia, com maior e melhor formação e qualificação.


Foi nesta ambição que o nosso CNO apostou e tem de continuar a apostar.


Da qualidade do nosso Centro falam os nossos adultos ou em processo ou, e sobretudo, os já certificados, com realce para os de nível secundário, os quais superaram largamente, todos eles, os quarenta e quatro créditos, número mínimo exigido para certificação no Referencial de competências-chave.


Aproveitamos a oportunidade, dada a quadra festiva que atravessamos, para enviar a toda a comunidade escolar e em especial a todos os que trabalham ou frequentam o nosso Centro de Novas Oportunidades, bem como aos seus familiares, votos de um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.


Formador de Cidadania e Profissionalidade: Dr. Joaquim Pereira
Profissional de RVC: Dr.ª Olga Filipe


Sem comentários: