domingo, 10 de maio de 2009

1º TRIMESTRE de 2009 – BALANÇO do FUNCIONAMENTO do CNO

O CNO da Escola Secundária Campos Melo tem vindo a consolidar o seu trabalho no Centro e através de Itinerâncias que vão de encontro às necessidades da população. Assim, para além da actividade no Centro, a equipa técnico-pedagógica realiza o processo de RVCC em instituições como o Hipermercado Continente e Lojas do Serra Shopping, na Escola Básica Integrada de S. Domingos, Escola EB2/3do Paúl, Escola EB 2/3do Tortosendo, Escola Secundária de Belmonte, Escola Básica do Teixoso, Escola Básica do Ferro e em Juntas de Freguesia e outras Instituições do Canhoso, Refúgio, Boidobra, Cortes do Meio, Paúl, Casegas, Unhais da Serra, Aldeia do Souto, Maçainhas, e Tortosendo.

No primeiro trimestre de 2009 tem-se mantido a procura do processo RVCC por parte de adultos e a certificação atingiu o total de 64 candidatos, sendo 35 do nível Básico (9.º ano) e 29 do nível Secundário (12.º).
A certificação obtida através deste processo permite aos candidatos uma valorização a vários níveis e também, o prosseguimento de estudos/formação. O CNO da Escola Secundária Campos Melo continuará a desenvolver o seu trabalho no sentido de proporcionar um forte impulso à qualificação e certificação da população, contribuindo para uma melhoria gradual da economia e da sociedade da região e do país.
Os testemunhos de candidatos já certificados, e aqui expressos, são a melhor prova do excelente trabalho que este CNO tem realizado.










Carlos Tomé Correia

(Maçaínhas, Belmonte)
Nível Secundário de Certificação

"O processo RVCC veio colmatar uma lacuna que tinha ficado na minha carreira de estudante. A minha actividade profissional, realizada sempre entre as vinte horas e as sete da madrugada, não me permitiria frequentar, com assiduidade, qualquer via de ensino alternativo. Quando me foi apresentado este projecto, aceitei imediatamente, e comprometi-me a fazer os possíveis e impossíveis, para cumprir os objectivos traçados.
Os muitos anos passados desde os tempos de estudante, foram os primeiros obstáculos a ultrapassar. Depois da engrenagem começar a funcionar, ainda que lentamente, fui conseguindo realizar os objectivos determinados pelos responsáveis. O espírito de grupo e de entreajuda de todos os colegas, foi essencial para conseguir levar o barco a bom porto. Nos momentos de maior empenhamento não deixava de surgir uma brincadeira, uma anedota, um sorriso, e o trabalho continuava.
Ao longo do percurso do RVCC procurei reforçar os meus conhecimentos e adquirir outros que, até então, me passavam despercebidos, ficando mais sensível em relação aos problemas laborais e do quotidiano. Procurei, reflexivamente, fortalecer o percurso da minha vida focando alguns aspectos mais importantes que traduzem a minha personalidade e aptidões profissionais.
Tenho consciência que a frequência deste processo de reconhecimento de competências contribuiu para estar mais preparado para o desempenho profissional e social, de um ponto de vista qualitativo, contribuindo, assim, para a melhoria da sociedade. Quero salientar a dedicação, o empenho, a disponibilidade de todos os senhores professores envolvidos, sem os quais muito dificilmente chegaríamos todos ao fim com o objectivo cumprido. A todos o meu muito obrigado."












Isabel Maria Gonçalves

(Covilhã)
Nível Básico de Certificação


"O (re)conhecimento como a pedra de toque!
O contacto que tive com o Centro Novas Oportunidades da Escola Campos Melo não podia ser mais agradável.
Foi bom relembrar o ambiente de escola e voltar a pronunciar o nome “Professor”.
Com este regresso, senti-me mais valorizada do que nunca, por tudo aquilo que aprendi e por tudo aquilo que sou.
Uma única expressão resume tudo: encontrei no reconhecimento a pedra de toque!
O reconhecimento de que o que a vida nos ensinou é factor de crescimento pessoal e social e o quão é importante o que aprendemos ao longo da vida;
O reconhecimento de que essa aprendizagem é um trabalho de todos os dias e de que há sempre um “próximo capítulo”;
A consciência mais clara de que, apesar do trabalho de introspecção diário, há momentos em que a aprendizagem é mais intensa;
O reconhecimento de que há áreas em que podemos sempre aprender e melhorar;
O reconhecimento de que, no espírito de grupo, consolidamos aprendizagens.
Durante a realização do processo, comprovei que a escola valoriza a vida, o que gera um sentimento de verdadeira auto-estima “afinal eu tenho valor, fui capaz de realizar isto e muito mais!”. Era muito bom que a vida pudesse valorizar a escola na mesma proporção, no sentido de que o seu trabalho também fosse autenticamente (re)conhecido.
Em nós, uma palavra de reconhecimento a todos quantos, incansavelmente, após um dia de trabalho, tornaram muito estimulante este processo. Foi extraordinário conhecer formadores com uma capacidade de acolhimento, simpatia e uma disponibilidade cativantes. Cada um de nós vive e aprende de uma forma única, mas há também quem nos conduza de uma forma única, pessoa a pessoa, por aquilo que valemos. Ali encontrei um ambiente agradável, envolto em muita estima e muita compreensão e um trabalho cheio de profissionalismo. Obrigada!"







Jorge Pires Barroso

(Paúl)
Nível Secundário de Certificação


"Ao fazer uma análise superficial acerca do processo de RVCC, que conclui em 12/12/2008, na Escola Secundaria Campos Melo, e com o qual obtive o certificado do ensino secundário, verifico que este é de grande importância para mim, pois poderá trazer-me algumas oportunidades de melhorar a minha vida profissional.
Encarei este processo de RVCC não apenas como um modo imediato de obter a certificação de nível secundário, mas também, como uma forma de me valorizar e enriquecer pessoalmente.
Durante o processo, conheci pessoas com as quais aprendi muito e que me incentivaram na procura de mais e mais conhecimento.
Ao longo do decorrer destas duas certificações (básico e secundário) tive o prazer de trabalhar e aprender com alguns profissionais dos quais destaco dois aos quais me referiria com a palavra PROFISSIONAIS, pois ambos mostraram vontade, saber e empenho, muito para além do que as suas exigências profissionais lhes pediriam, são eles a Prof. ª Rosa Cruz e o Prof. Sérgio Mendes.
No decorrer das sessões que levaram ao Júri de Avaliação, fiz bastantes pesquisas não só na Internet como também em muitos livros, em qualquer destes meios as pesquisas não foram um trabalho, mas sim um prazer pois a consulta de ambos fazem parte dos meus hábitos diários, sendo assim uma recolha lenta e pormenorizada de conhecimentos que este processo de validação também veio certificar.
Considero este processo de reconhecimento de extrema utilidade, para quem como eu não terminou o seu percurso escolar, podendo agora após alguns anos de experiências e de saberes adquiridos ter finalizado esse mesmo percurso. Não considero o RVCC um fim de percurso, mas um meio para alcançar novas metas na busca de uma melhor formação pessoal, profissional e social."

Sem comentários: