quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Criando Novas Oportunidades para a Educação de Adultos



Desde a sua criação, em 1884, a ESCM tem ministrado cursos em regime pós-laboral, destinados a adultos que, através desta via, foram melhorando as suas habilitações e competências, para dar resposta às necessidades do mercado de trabalho regional e nacional.


Para além da formação nas instalações da Escola, estamos também no Estabelecimento Prisional da Covilhã, desde 2003, proporcionando à população reclusa a oportunidade de melhorar as suas habilitações, de forma a prepará-la para uma melhor reinserção no mercado de trabalho. Ministrámos ali cursos do ensino recorrente por unidades e por módulos capitalizáveis. Actualmente, oferecemos Cursos de Educação e Formação de Adultos (CEFA) dos níveis básico e secundário.


Em 2005, a ESCM candidatou-se a CRVCC. Embora tenha sido um trabalho complexo, não deixámos passar esta oportunidade de continuarmos a acompanhar as mudanças que foram surgindo no sistema educativo no nosso País, como tem sido apanágio da Escola ao longo dos 125 anos da sua existência. Por isso, para além do ensino regular, a oferecemos todas as outras ofertas formativas (Cursos de Educação e Formação, Cursos Profissionais, CEFA e RVCC). Temos, ainda, uma parceria com a ESTEBI, da qual a Escola é associada, a nível dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET), que são formações pós secundárias não superiores, que atribuem nível 4 de qualificação profissional.


Em 25 de Maio de 2006, foi publicada a sua acreditação como CRVCC, actualmente Centro Novas Oportunidades (CNO). Desde esta altura, o CNO da Escola Secundária Campos Melo tem vindo a consolidar o seu trabalho na sede do Centro e através de 29 itinerâncias, que vão de encontro às necessidades da população das várias freguesias dos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte, contribuindo assim para a melhoria das habilitações académicas e auto - estima destas populações, que de outra forma dificilmente o conseguiriam. Tem sido graças à disponibilidade e boa vontade da equipa técnico - pedagógica que, com muito agrado, temos levado esta iniciativa a muitos adultos da NUT III - Cova da Beira, nomeadamente em várias Escolas, Juntas de Freguesia, Associações e Empresas.


A Iniciativa Novas Oportunidades tem tido o mérito de fomentar a formação e a aprendizagem dos adultos ao longo da vida, através do reconhecimento da experiência e saber acumulados e, simultaneamente, suscitar interesse na aquisição de novos conhecimentos, contribuindo para uma melhor adaptação ao mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo. A certificação obtida através deste processo permite aos candidatos uma valorização pessoal e profissional e ainda o prosseguimento de estudos /formação.


De Setembro/2006 até Dezembro/2007, inscreveram-se no nosso Centro 264 adultos para completarem o nível básico, tendo sido encaminhados 19 para outras ofertas formativas e certificados 103 com equivalência ao 9º ano de escolaridade. Em Setembro/2007, alargámos a nossa acção ao nível secundário. Recebemos 556 inscrições, das quais encaminhámos 142 para outras ofertas formativas ou exames ao abrigo do Dec. Lei nº 357/2007.


Em 2008, inscreveram-se no nível básico 202 adultos, tendo sido encaminhados 62 para outras ofertas formativas. Foram certificados 102 adultos, com equivalência ao 9.º ano. No nível secundário, inscreveram-se 341. Encaminhámos 150 para outras ofertas formativas ou exames ao abrigo do Dec.-Lei nº 357. Certificámos 55 pelo processo RVCC. Completaram, ainda, o nível secundário através de UC em CEFA, na ESCM, 13 adultos. Por via dos exames realizados ao abrigo do Dec.-Lei nº 357, concluíram este nível 12 adultos.

Em 2009, inscreveram-se no nível básico 245 adultos, tendo sido encaminhados 28 para outras ofertas formativas. Foram certificados 140. No nível secundário, registaram-se 372 inscrições, tendo sido encaminhados 160 para outras ofertas formativas. 165 foram certificados pelo processo RVCC. Completaram, ainda, o nível secundário, 12 adultos, através da realização de UC em CEFA na ESCM e, através dos exames realizados ao abrigo do Dec.-Lei nº 357, 14. Para além da formação prestada pelos formadores nas áreas do respectivo referencial de competências, proporcionamos formação externa nas áreas de Informática e Línguas Estrangeiras.


Em regime pós-laboral, ministramos, ainda, CEFA de nível secundário, do Tipo A, destinados a adultos com o 9.º ou 10.º anos de escolaridade e, ainda, do Tipo C, dirigido a adultos com o 11.º ano de escolaridade e /ou frequência do 12.º.

Os testemunhos dos adultos que frequentam o nosso CNO ou dos que os acompanham de perto, de que recolhemos aqui alguns, bem como dos avaliadores externos que connosco têm colaborado, são a melhor prova do trabalho que este Centro tem realizado.


Rosa Macedo

Coordenadora Pedagógica do CNO da ESCM 

Sem comentários: