quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sessão de Júri de Nível Básico, 28 Set.

No dia 28 de Setembro do corrente ano decorreu mais uma sessão de Júri de Nível Básico na Auditório da ESCM, integrando candidatos de várias itinerâncias.




A sessão muito dinâmica, integrou apresentações que descreveram e reflectiram trajectos multicompetentes como é descrito de seguida e, a que se acrescenta, a explicitação do Impacto do Processo RVCC na vida de cada um e os seus projectos futuros. Deste modo:
Paulo Alexandre Manteigas dos Santos, da Itinerância do Canhoso, realçou, entre outros aspectos, a sua rica experiência profissional transversal na área da restauração, como empresário e, ultimamente, como Técnico de Vendas na área da caixilharia de alumínio e outras. Destacou a experiência cívica no Navio NRP Andrómeda (cartografia do fundo marinho) como condutor de máquinas e, no tema livre, abordou a importância do desporto, salientando a sua experiência no futebol e voleibol da região, nas camadas jovens.
Maria Teresa Cleto Martins dos Santos, da Itinerância de Vale Formoso, no âmbito da sua experiência profissional destacou a aprendizagem e experiência profissional polivalente em empresas fabris da região onde nasceu, Manteigas. No tema livre destacou as suas competências na arte da poesia popular e, assim, aos 65 anos declamou e (en)cantou com alguns temas (que fazem parte da memória colectiva dos Ranchos por onde tem passado), nomeadamente, do Rancho “As Andorinhas de Vale Formoso”, de que é a sua “cantadeira” principal.
António Manuel Fontes Barroso, da Itinerância de Vale Formoso, destacou a sua vivência profissional de longa data na agricultura e na produção agrícola da região, enfatizou a riqueza e qualidade dos pomares de pessegueiros e macieiras, a vinha toriga nacional, trincadeira e rufete e, ainda, o olival. Realçou a participação cívica na sua comunidade de origem, como sócio do Clube Cultural Desportivo de Vale Formoso e Mordomo das tradicionais Festas de Nossa Senhora da Saúde e de Santo Antão.
Lúcia Conceição Caetano da Silva, da Itinerância de Vale Formoso, explicitou a sua história de vida cuja dimensão profissional se dividiu entre Paris, onde cuidava de crianças em casas particulares, e Portugal, cuja actividade profissional se centra no trabalho em Confecções. Destacou ainda, nos seus tempos livres, as múltiplas actividades desportivas que a sua freguesia oferece e a vantagem que trazem à manutenção de uma vida equilibrada e saudável.
O quinto candidato Marcelo Guilherme Pereira Reinas, do Grupo da Covilhã, destacou nas suas vivências, em termos profissionais a sua experiência em várias funções, desde a actividade num call-center, a responsável de distribuição de uma loja de roupas em Lisboa. Como hobby tem uma vocação assumida para automóveis e é sócio do Clube dos Amigos dos Mercedes e explicitou alguns conhecimentos, por exemplo, referentes à motorização e componentes técnicos dos automóveis.
Élio Cristóvão Ferreira Gomes, da Itinerância de Vale Formoso, apresentou a sua experiência profissional em países da União Europeia, nomeadamente na Aústria, na construção de um túnel ferroviário. No tema livre deu a conhecer um dos seus mútiplos interesses – o tunning.
Bruno Miguel Duarte Ferreira, da Itinerância de Vale Formoso, explanou a sua relevante vivência como Bombeiro Voluntário na Corporação de Manteigas, as acções efectuadas, a formação que recebeu ao longo do tempo para a eficácia da sua intervenção e, a experiência profissional na área da carpintaria, habilidade que a título de exemplo demonstrou na sessão, através da finalização de duas peças de artesanato feitas com madeira e xisto da região.


























 




A Equipa técnico-pedagógica de nível Básico e a Profissional de RVC, Dr.ª Olga Marques Filipe que orientou o processo, desejam boa sorte, felicidades e sucesso para o futuro de candidatos, que têm já um rumo delineado de projectos vocacionados para a formação e aprendizagem ao longo da vida e que darão sequência ao processo de reconhecimento de competências ao nível secundário.

Sem comentários: