segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Balanço da actividade do CNO da Escola Secundária Campos Melo










Terminámos mais um ano de actividade e um novo ano tem agora o seu início com muito trabalho já programado e a decorrer na sede do CNO e nas muitas itinerâncias onde levamos a possibilidade de muitos adultos melhorarem as suas habilitações, as suas competências e a realização pessoal e profissional através da aprendizagem ao longo da vida.

Trata-se de um processo de formação que se tem revelado muito gratificante para toda a equipa pedagógica que acompanha estes adultos, que com muito agrado vêem reconhecido toda a experiência e saber acumulados ao longo da sua vida e simultaneamente revelam muito interesse na aquisição de novos conhecimentos. O RVCC tem de ser um processo exigente rigoroso e credível, pois só assim os candidatos saem com a sua auto-estima renovada e com uma enorme satisfação e vontade de continuar a aperfeiçoar os seus conhecimentos.


Os adultos são acompanhados no CNO, por uma Equipa Técnico - Pedagógica, com bastante experiência no trabalho com adultos, onde evidenciam as competências adquiridas ao longo da sua vida pessoal, social e profissional, muitas vezes bastante enriquecedoras e onde toda a sua experiência de vida é valorizada. Através da Iniciativa Novas oportunidades dirigida a adultos - Processo RVCC, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Dec. Lei nº 357/2007, o CNO da Escola Secundária Campos Melo, já proporcionou a melhoria das habilitações académicas a 907 adultos.

Ao Notícias de Guimarães, a Ministra da Educação Drª Isabel Alçada revelou que o projecto Novas Oportunidades “é uma iniciativa que está a ser analisada e observada por parceiros internacionais com muito interesse, e está a ser estudada como modelo inovador por outros países, inspirados por Portugal”. A Ministra afirmou ainda que esta iniciativa trouxe mudanças a nível social em Portugal: “Durante muito tempo no nosso país as pessoas que abandonavam o sistema de educação acreditavam que não era possível voltar à escola e ter mais preparação para irem mais longe, nem tinham confiança nas suas capacidades de aprendizagem, e esta iniciativa mudou essa mentalidade”.

No Fórum Educação: Educação para todos+escola pública, o Presidente da ANQ, Prof. Luís Capucha, disse:
“Temos consciência de que só a aposta na educação, na formação, nas qualificações dos portugueses permitirá colocar o nosso país em melhores condições para superar as dificuldades do presente e encarar os desafios do futuro. E apenas uma orientação política firme no sentido da excelência e da equidade na educação e na formação poderão preparar-nos convenientemente para esses desafios e para as tarefas a que todos estamos obrigados“.

Sem comentários: