sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Testemunho de Helena Martins


Covilhã, 27 de Janeiro de 2011

Caros leitores deste blog,


chamo-me Helena Martins, tenho 49 anos e resolvi vir aqui dar o meu testemunho pessoal.

Não poderia deixar de fazer um balanço sobre o que foi para mim este processo de Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências, e transmiti-lo a todos aqueles de uma forma ou de outra, com ou sem trabalho, tenham vontade de aprender, de se certificar e de criar novas amizades.

Fiquei desempregada em Abril do ano de 2008, e pensei que seria a melhor altura para concluir o 12.º ano, mas na altura não sabia qual o método mais adequado para o fazer. Uma vez que não tinha ocupação, pensei que seria uma grande oportunidade poder ir completar o que há anos atrás tinha ficado por acabar.

Após algumas conversas com pessoas amigas que estavam dentro do assunto, fui aconselhada a entrar no processo RVCC.

Então, desloquei-me à escola Secundária Campos Melo na Covilhã para me informar da forma como as coisas se processavam, e soube que poderia entrar para este processo sem ter que me deslocar à Covilhã, pois tinha a oportunidade de o poder fazer no Teixoso.

Iniciei a minha aprendizagem no dia 04 de Março de 2009, nas instalações da Escola Primária do Teixoso e fui presente a júri no dia 10 de Junho desse ano.

Sou uma pessoa muito teimosa, determinada e perfeccionista comigo mesma. Coloco sempre muito empenho e dedicação para atingir resultados positivos, em tudo o que me proponho fazer, e o que parecia difícil nos primeiros dias tornou-se entusiasmante e de certa forma competitivo e fácil.

Considero que este processo foi uma experiência, onde englobei acontecimentos passados, presentes e expectativas futuras. Reflecti sobre diferentes competências que ao longo da vida fui adquirindo nos diversos contextos de que faço parte, isto é, a nível pessoal, profissional, institucional e global.


Para mim, o término deste processo foi o fechar do meu ciclo escolar, pois tinha ficado inacabado no ano 1980. Foi um reavivar de aprendizagens, do gosto pela pesquisa, pelo conhecimento e sem dúvida uma experiência enriquecedora, construtiva, uma valorização curricular e pessoal, uma prova de reconhecimento de capacidades a nível pessoal, e foi muito estimulante embora cansativo, pois em dois meses concluí o 12.º ano. Foi fantástico.



No dia 10 de Junho foi o grande dia, seria a minha prova final, o meu exame perante os elementos do júri, foi muito complicado para mim gerir os sentimentos, como sou extremamente nervosa comecei por entrar a tremer na sala e acho que só me soltei passados alguns minutos do início do meu “discurso”, mas acho que no meio do nervosismo e de algumas lágrimas derramadas de tanta emoção consegui transmitir por poucas palavras o que tinha mencionado no meu portefólio.

Quero aqui deixar o meu muito obrigada a todos os formadores que se esforçaram por me ajudar sempre que era solicitado, o meu pedido de desculpas por ser também um pouco exigente, pois queria a tempo record que me vissem os trabalhos para poder processeguir, a ansia de querer fazer o processo rvcc, vê-lo concluído, fez com que em alguns momentos ficasse demasiadamente ansiosa, mas bastou deslocar-me à sala 27 da Escola Campos Melo para perceber o porquê de por vezes ser impossível obetr a resposta no tempo record que pretendia. Só testemunhando toda a azáfama que a li se passva e todos os esforços que a equipa desenvolvia para que todas as pessoas tivessem o seu feedback atempado é que tive a noção de como as coisas se processavam. Vi muito stress, por parte dos formadores o entrar a cada minuto no correio electrónico de cada formador inúmeros emails para serem avaliados e aí tive consciência que não era de todo fácil.

Para esta equipa maravilhosa que me acompanhou, que me fez crescer, que me deu luta, e que me fez acreditar que em qualquer idade temos capacidades para conseguir realizar os objectivos pretendidos, mais uma vez o meu muito obrigado.

Quero também agradecer de uma forma simpatica e coordeal ao Dr.º Leopoldo Martins Rodrigues, Avaliador Externo, que apesar de ter sido a pessoa com quem menos contacto tive, conseguiu-me por à vontade, pois na altura da minha apresentação estava muito nervosa e ele fez com que me soltasse e conseguisse falar.

Quero também deixar aqui o meu apreço por duas pessoas que estiveram diariamente comigo, nomeadamente, à Drª Dina, com quem eu iniciei todo este processo, e que por muita pena de muitos formandos nos deixou, e à Dr.ª Vera Pereira, que veio substituí-la e que desempenhou um papel fantástico, estando sempre disponível a qualquer hora para me ouvir e ajudar. Uma amiga que guardo para sempre no coração. Fiquei muito feliz por ter sido convidada pela Dr.ª Vera para dar uma entrevista na Rádio Clube da Covilhã, sobre o processo RVCC, que vai ser emitida no dia 03 de fevereiro de 2011, e que muito agradeço, pois apesar de ter concluído o processo RVCC há mais de um ano, não se esqueceram de mim e isso, comove-me e dá-me felicidade.










Espero que oiçam a minha entrevista, e a de muitos outros candidatos que frequentaram este Processo RVCC, pois ajuda a não desistir quem por momentos sente que não é capaz e a trazer à Escola Campos Melo outros novos candidatos.

O meu obrigada a todos, Helena Martins.

Sem comentários: