segunda-feira, 30 de abril de 2012

Júri de 26 de Abril





No dia vinte e seis do mês de abril de 2012, pelas 14.30 horas, realizou-se no Auditório da Escola Secundária Campos Melo, a sessão de júri dos candidatos de RVCC de nível B2 e Secundário, sob a presidência da Dra. Rosa Macedo, com a presença do avaliador externo Dr. Leopoldo Rodrigues e de toda a equipa técnico-pedagógica.
Cada candidato, utilizando como suporte informático o PowerPoint, realçou as competências adquiridas e exploradas ao longo da vida. 
Jorge Manuel Mateus Coelho foi presente a júri para ver validado o nível B2. O adulto iniciou a sua apresentação focando as competências adquiridas ao longo do seu percurso escolar, formativo e profissional. Como tema livre escolheu falar sobre a importância do desporto, na promoção da sua saúde física e psicológica, tendo realçado a prática de Surf, onde focou as competências técnicas necessárias, bem como os cuidados inerentes a esta prática. No decorrer da sua apresentação, o candidato demonstrou ainda as competências intrínsecas às quatro áreas de competência chave. Por último, apresentou ainda uma reflexão sobre o impato do processo RVCC, apontando ainda as suas expetativas futuras, tanto a nível pessoal, formativo, como profissional.
Ricardo Ducatti, iniciou a sua apresentação abordando o seu percurso escolar e o seu vasto percurso profissional, rico em diversas áreas, realizado no Brasil e em Portugal. Seguidamente como tema livre escolheu falar sobre o seu trabalho atual relacionado com as energias renováveis mais precisamente a energia eólica. Seguidamente este apresentou a montagem e manutenção de uma torre eólica. Em relação ao processo de RVCC, este fez um balanço positivo mencionando que este irá ser uma mais-valia para a sua vida profissional porque poderá abrir-lhe portas para outras formações. No final da apresentação agradeceu a todos os profissionais que o acompanharam pelo seu empenho e que sem estes não teria conseguido atingir o seu sonho.
Lídia Rodrigues começou por se apresentar o seu núcleo pessoal. Passou a apresentar o seu percurso formativo e profissional, evidenciando as aprendizagens formais e não formais realizados nos diferentes locais de formação e empregos por onde passou.
Em seguida falou acerca do tema livre que escolheu: os anos 60. A candidata justificou a escolha deste tema por ter vivenciado todas as alterações culturais, sociais e políticas desta década.
A candidata fez um balanço muito positivo de todo o processo que lhe permitiu aumentar as suas habilitações para o nível secundário.
O candidato Élio Cariano apresentou-se para certificação de nível secundário referindo o seu percurso formativo e profissional, que se pautou por uma grande diversidade, apesar de ainda ser um jovem. Referiu especificamente a sua experiência Profissional na Alemanha, país ao qual espera regressar.
O tema livre relacionou-se com a informática, sendo que foram aprofundados alguns aspetos que cruzaram a sua experiência de vida e a informática.
Acabou a sua apresentação referindo a importância que o Processo teve na sua formação, considerando-o “útil” e “importante”.
Tiago Alves começou a sua apresentação enunciando alguns aspetos introdutórios e apresentando-se à mesa de júri.
Referiu o seu percurso formativo e profissional que apesar de pouco extenso se revelou muito rico.
O candidato escolheu como tema livre o futsal, desporto que pratica desde tenra idade e no qual tem obtido vitórias e glórias.
Referiu que vai continuar a apostar na sua formação de forma a progredir na empresa onde labora e constituir família.
A candidata Sónia Carriço iniciou a sua apresentação referindo os principais aspetos da sua história de vida a nível pessoal e formativo, assim como alguns aspetos relevantes acerca da sua vida profissional.
O seu tema livre versava acerca da Anorexia, patologia que conhecia de forma aprofundada. Foram abordados alguns conselhos relevantes e importantes acerca da forma como se podem detetar sintomas e tratar a doença.
Considerou que o Processo foi muito importante na sua formação e uma mais valia na forma como enfrentará o seu futuro profissional.
A candidata Sandra Prado saudou o júri de certificação e apresentou-se referindo de forma sucinta o seu percurso profissional.
O tema livre apresentado foi o preconceito, pois este tema está ligado à sua experiência de emigrante.
A candidata considerou que o Processo foi extremamente importante na sua formação pessoal e escolar.
No final da sessão toda a equipa deu os parabéns aos candidatos pelas suas excelentes apresentações motivando-os para continuarem a lutar pelos seus objetivos.


Os profissionais de RVC:
João Nogueira
Vera Pereira
Mónica Xavier

Sem comentários: