quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Sindicato dos Jogadores visita o Centro de Novas Oportunidades da Campos Melo

Na sequência dos primeiros contactos estabelecidos entre o Sindicato dos Jogadores de Profissionais de Futebol e os clubes do distrito, José Carlos, antigo defesa do Vitória de Guimarães e do Sport Lisboa e Benfica, visitou o Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária Campos Melo na passada 3ª feira dia 30 de Março. A visita do agora dirigente visava uma auscultação dos resultados obtidos após uma promoção da iniciativa junto de clubes como Sporting da Covilhã, o Unhais da Serra, a Atalaia do Campo e a Adep.


O feedback dos jogadores e dos demais elementos da equipa técnico-pedagógica foram os mais positivos como demonstra os resultados apresentados. Até ao momento foram vários os atletas que se certificaram dos quais se destacam, entre outros, Nuno Morais (guarda-redes do Penalva do Castelo) ou Rute Duarte (jogadora de futsal da Estação).

De acordo com a Dr.ª Rosa Macedo, coordenadora do CNO da Campos Melo na origem deste sucesso está a qualidade e a disponibilidade de toda a sua equipa. Segundo a Vera Pereira, profissional RVC, “temos de ter uma flexibilidade de horários e compreensão maiores para estes formandos pois, a grande maioria dos jogadores, têm os seus trabalhos, um mínimo de dois treinos semanais e ainda o jogo ao fim-de-semana. Pelo meio ainda têm de arranjar tempo para a família e para os estudos.” Já Sérgio Mendes, outro profissional do CNO, referiu que “o importante é manter os adultos motivados” algo que nem sempre é fácil atendendo que os ”atletas podem pertencer aos quadros do mesmo clube e, no ano seguinte, dispersarem por várias colectividades”. A solução passa por nunca perder o seu contacto e procurar sugerir a “demonstração de competências que remetam para a sua carreira desportiva.” A valorização das aprendizagens adquiridas no contexto desportivo tem, de algum modo, atraído atletas que actuam em clubes filiados em várias associações de futebol que não a de Castelo Branco. Marisa Borrego, técnica de encaminhamento e diagnóstico, informa que estão inscritos no CNO da Campos Melo atletas que actuam em clubes como o Sabugal (AF Guarda) ou o Pampilhosa da Serra (AF Coimbra)

Ricardo Quelhas, que ainda esta época já actuou no Alcains, e Sidico Queta, antigo massagista do Estrela de Unhais da Serra confirmam as afirmações dos profissionais explicando que “tudo parece fácil pois apenas temos de explicar de modo crítico como superámos algumas etapas da vida.”

Alegre, antigo jogador do Sertanense e do Vitória de Sernache e actual treinador do Pampilhosa, e Sérgio Rebordão, atleta do ADEP, referiram a enorme dificuldade em gerir o pouco tempo disponível para se dedicarem ao processo, embora concordem que esta é uma oportunidade que não querem desperdiçar. Só têm de arranjar “um espacinho, normalmente o dia de folga”, para irem à formação.

O antigo internacional português ficou agradado com a força de vontade destes jogadores. Conforme reconheceu “há atletas que têm dificuldade entrar na escola passados tantos anos”. Depois há ainda os jogadores profissionais, “que se dedicam 100% à sua actividade e que alegam não ter tempo para irem à escola”. Perante estes factos é de louvar o esforço destes jogadores amadores.



No futuro a Drª Rosa Macedo confidenciou que está agendada até final do ano a realização de uma sessão de certificação para jogadores de futebol para a qual será convidado o Sindicado dos Jogadores de Futebol Profissional.







Artigo elaborado por Sérgio Mendes

Sem comentários: