sábado, 24 de julho de 2010

O futebol regressa à escola

Na passada quinta-feira, dia 15 de Julho, foi a júri o último candidato de um grupo de formandos directamente relacionados com o mundo do futebol.

Na sua apresentação Pedro Ferreira, actual atleta do Pedrogão de S. Pedro (AF Castelo Branco), mostrou como o mundo do desporto tem dois planos distintos. De um lado um mundo de sonhos que marca o início da carreira de qualquer jogador e do outro o das desilusões, do insucesso e das lesões.

Os restantes elementos apresentaram os seus trabalhos numa sessão que decorreu aos 25 dias do mês de Junho de 2010 entre as 9h30 e as 14h, sob a presidência da Dr.ª Rosa Macedo e contou com a presença do avaliador externo Dr. Leopoldo Martins Rodrigues.
Nesta sessão apenas propostos a certificação oito candidatos que partilhavam entre si a forte ligação ao mundo do futebol e do futsal, modalidades nas quais desempenham as mais variadas funções. Metade do grupo era composto por jogadores no activo - Paulo Valezim (Atalaia do Campo), Gabriel Vaz Alves (Carvalhal Formoso), Daniel Vaz Alves (Sporting Sabugal) e Ricardo Quelhas (Manteigas). Na outra metade encontrava-se um massagista, um treinador e um árbitro dos quadros nacionais de futsal, a saber Sidico Queta (ex- Unhais da Serra), Carlos Alegre (Pampilhosense) e Hélio Rabasquinho. Todos eles optaram por se dedicar a outras funções assim que abandonaram a sua carreira enquanto jogadores. A estes nomes junta-se Paulo Marçalo, antigo dirigente do CCDR Colmeal da Torre.

Curiosamente, registe-se que todos os candidatos foram acompanhados pelo profissional RVC, Dr. Sérgio Mendes que é, simultaneamente, árbitro dos quadros nacionais de futsal.

Durante a sessão de júri os candidatos apresentaram parte das competências adquiridas durante o seu percurso de vida, não só no âmbito pessoal e profissional, como no desportivo.

No final da sessão toda a equipa pedagógica destacou o empenho, a dedicação e a capacidade que os formandos demonstraram para contrariar preconceitos sociais em relação a todos aqueles que optam pela carreira desportiva em detrimento dos estudos.



Sem comentários: