quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sessão de Júri de Certificação de 21 Julho (Covilhã)

No dia 21 de Julho, pelas 14:30 horas iniciou-se mais uma sessão de Júri de Nível Básico para certificar um grupo de seis candidatas/os na presença de toda a equipa do CNO da ESCM, a coordenadora Dr.ª Maria Rosa Macedo, a Profissional de RVC, Dr.ª Olga Filipe, a formadora Dr.ª Rosa Cruz (LC), a formadora Dr.ª Anabela Costa (CE), o formador Eng. Romeu Macedo (MV) e o formador Dr. Nuno Ramalho (TIC) e do avaliador externo Mestre Américo Mendes.

A primeira candidata, Dulce Baptista realçou, entre outros aspectos, a sua rica experiência profissional transversal na área do comércio e a importância do cumprimento das regras de atendimento ao cliente e, reflectiu ainda, sobre temas como o ambiente, a reciclagem e a protecção à natureza.

A segunda candidata Maria de Fátima Santos no âmbito da sua experiência profissional destacou a aprendizagem e responsabilidades da função de auxiliar de acção educativa que desenvolve à longa data na Obra Social Patronato N. Sr.ª da Conceição (Colégio das Freiras) e apresentou com detalhe e rigor as acções didácticas e as actividades de apoio que desenvolve em relação às crianças, cooperando com a educadora de infância.

A terceira candidata Maria Irene Rosário destacou a sua experiência cívica na colaboração num rancho folclórico e as aprendizagens e vivências profissionais na Obra Social Patronato N. Sr.ª da Conceição (Colégio das Freiras), destacando as suas competências culinárias com que deliciou os presentes no intervalo da sessão (Bolo do Colégio das Freiras).

O quarto candidato Manuel Rodrigues Baptista explicitou a sua rica história de vida sublinhando a dimensão profissional na área da construção civil e como motorista de pesados, dimensão que escrutinou em termos de segurança no transporte de materiais de construção. Destacou ainda, nos seus tempos livres, a arte da pesca e a importância do associativismo.

A quinta candidata Telma Gigante destacou nas suas vivências, a sua participação/colaboração nas marchas populares da Covilhã e em termos profissionais a sua experiência com idosos dando conta dos factores de bem-estar e actividades que no seu entendimento devem ser adoptados, para a melhor integração e dinamização do idoso institucionalizado.

A sexta candidata Maria Rosa Soares Pires apresentou a sua rica experiência profissional como assistente operacional na biblioteca de uma escola da cidade, a sua notável noção cívica de solidariedade, já que é sócia de uma colectividade local e, pertence também, ao Grupo de voluntários do Serviço Nacional de Sangue de Coimbra e é dadora de sangue e de plaquetas.

Exemplificou com uma admirável demonstração das suas competências na arte poética, em que o significado do processo RVCC metaforicamente designou por uma viagem de cruzeiro e que descreveu em verso.





















Também, a sua história de vida e os temas que desenvolveu foram objecto das suas competências na mesma arte e patentes no seu portefólio.

O grupo no final ofereceu, pela mão da candidata Rosa Pires, diplomas de mérito a toda a equipa, como reconhecimento do excelente trabalho de dinamização, método e dedicação, que neste caso foram totalmente personalizados com dedicatória e poemas de sua própria autoria.





















As apresentações descreveram e reflectiram, portanto, o trajecto e interesses pessoais, a experiência escolar e as razões do abandono precoce, o percurso profissional, a experiência associativa e a motivação que cada candidato para o ingresso no processo de RVC, o impacto do mesmo e os projectos futuros, nomeadamente, de prosseguimento para o nível secundário de certificação em paralelo com a formação continuada ao longo da vida.

A equipa do Centro Novas oportunidades agraciada com apresentações brilhantes, pontuadas por momentos únicos e significativos que, decerto marcarão a memória, dos sempre gratificantes processos de reconhecimento de competências de nível básico desenvolvidos no nosso CNO.






A Equipa técnico-pedagógica de nível Básico e a Profissional de RVC que orientou o processo desejam boa sorte, felicidades e sucesso para o futuro de candidatos que têm já um rumo bem delineado de projectos vocacionados para a formação e aprendizagem ao longo da vida e que darão, num futuro próximo, sequência ao processo de reconhecimento de competências ao nível secundário.


Sem comentários: