quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sessão de Júri de Certificação - Julho 2010


No mês de Julho realizou-se mais uma Sessão de Júri de Certificação no auditório da Escola Secundária Campos Melo da Covilhã.
As sessões de formação realizaram-se em itinerância nas localidades de Belmonte, Noémia Varanda, de Aldeia do Souto, Teresa Figueiredo, de Vale Formoso, Helena Freches, e no CNO na Covilhã, Carlos Prata e João Silveira (processo feito à distância e certificado por vídeo-conferência, pois trabalhou na Espanha e actualmente trabalha na Suiça). 

Os candidatos foram orientados pela Profissional de RVC Dr.ª Olga Filipe e pelas Formadoras/es Dr.ª Maria da Luz Belizário e Dr.ª Adélia Rocha (CLC), Dr.ª M.ª Eugénia Conceição e Dr. Manuel Moreira (STC) e Dr. Fernanda Paiva e Sandra Seco (CP). 

O Avaliador Externo, Mestre Américo Mendes, certificou os cinco candidatos com o nível Secundário e tanto na sua opinião, da Coordenadora Dr.ª Maria Rosa Macedo e de toda a equipa presente as apresentações foram elaboradas e dinâmicas reflectindo tão-somente o trabalho de rigor e qualidade consonante com as competências validadas nos seus Portefólios Reflexivos de Aprendizagem. 

No caso do candidato cuja apresentação foi realizada por vídeo-conferência, temos que realçar que foi o primeiro adulto a ser certificado no CNO da ESCM, por este meio inovador.

Neste sentido, toda a equipa que acompanhou os candidatos, se congratulou com as apresentações dos seus percursos de vida nas dimensões pessoais, profissionais, sociais e culturais de cada candidato, impacto e projectos de futuro.

Mais especificamente, nos temas expostos, que abordaram desde o Leitmotiv do documentário de Al Gore – “Uma Verdade Inconveniente” com uma reflexão pessoal acurada sobre o aquecimento global e as medidas concretas de prevenção e preservação ambiental que a candidata Noémia Varanda brilhantemente defendeu, passando pela defesa da importância dos grupos desportivos na comunidade, por Carlos Prata, desde a explicitação do pequeno comércio, ontem e hoje:, seus constrangimentos e oportunidades ligados à experiência profissional de Teresa Figueiredo e, também a panorâmica de uma trajectória rica e diversificada desde África a Vale Formoso de Helena Freches e, ainda, ligada à sua experiência profissional, a defesa de uma escola inclusiva e a promoção da ideia todos diferentes todos iguais no que diz respeito a crianças com algum grau de deficiência. O candidato certificado por videoconferência, João Silveira, descreveu o seu percurso de vidas e destacou as vivências multiculturais no âmbito das suas aprendizagens profissionais noutros países europeus.


Por toda a riqueza de vivências e de exposição das mesmas, a equipa de nível secundário do CNO da ESCM, deseja as melhores felicidades e sucesso para todos os projectos de vida e opções vocacionais a que os adultos certificados se propuserem, com certeza, agora melhor preparados, por um processo desafiador e motivador de qualificação ao longo da vida.






Sem comentários: