quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Certificação de nível Secundário - 15 de Novembro, 2010



Create your own video slideshow at animoto.com.

Decorreu no dia 15 de Novembro do corrente ano uma certificação de nível secundário, com um dos grupos da Itinerância de Colmeal da Torre.
Este grupo coeso, activo e empenhado, demonstrou brilhantemente nesta sessão, as competências que cada um dos sete candidatos validou no portefólio reflexivo de aprendizagem, nomeadamente, nos temas propostos pelas áreas do referencial de competências-chave, bem como em língua estrangeira. 
O primeiro candidato Vítor Almeida Alves da Costa realçou a questão da emigração já que nasceu na Alemanha, sendo filho de emigrantes. Abordou a sua rica experiência profissional  na área da mecânica, actualmente como empresário na área da reparação e manutenção automóvel. Destacou a experiência militar na força aérea como Operador de Sistemas de Assistência e Socorro. Referiu também a rica vivência cívica com a participação/dinamização de teatro, música, incluído nos corpos dirigentes do Centro Cultural e na organização festas comunitárias. Analisou, ainda, as inovações tecnológicas ligadas à produção de azeite, comparando os lagares de azeite tradicionais com os actuais lagares.  
A segunda candidata Antilia Maria Pinheiro Gonçalves Quelhas, no âmbito da sua diversificada experiência profissional descreveu pormenorizadamente as suas competências como costureira profissional, passando pela  actividade por conta própria no comércio até à função de assistente operacional, no Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral em Belmonte. Em termos cívicos referiu-se ao exercício da cidadania activa na organização das festas populares e religiosas da sua comunidade. Faz parte da Associação Portuguesa dos Hemofílicos e explicitou claramente o chamado Distúrbio de Von WillBrand.
A terceira candidata, Marisa Canhoto Gonçalves Ferreira comentou a experiência profissional na Torre Confecções S.A., única empresa onde sempre trabalhou e referiu a importância dos temas abordados no seu portefólio reflexivo de aprendizagens, nomeadamente no que se refere a temas controversos como a Eutanásia e o Testamento Vital que explicitou criticamente. Não deixou de abordar a importância do desporto na vida das pessoas, já que foi guarda-redes na modalidade de futebol feminino e no atletismo. Testemunhou a qualidade e rigor do trabalho desenvolvido pela equipa técnico-pedagógica no processo de reconhecimento e validação de competências.
O quarto candidato Nuno Miguel Umbelina Ferreira explicitou a sua história de vida cujas dimensões, pessoal e profissional, se dividiram entre Lisboa e Colmeal da Torre, e cuja actividade profissional actual de preparador se centra no armazém de produto acabado na Torre Confecções S.A. Interessado pelas questões ambientais, explanou a sua opinião face à polémica co-incineração. Revelou o interesse e a experiência nas novas tecnologias, especificamente na Internet. 
A quinta candidata Ana Catarina de Jesus Martins destacou na sua vivência, a experiência de treze anos em funções polivalentes, desde a passagem de ferro e prensa até à revisão final do produto, na Torre Confecções S.A.. Actualmente encontra-se de baixa médica por assistência familiar a menor e comentou a paralisia cerebral que afecta o filho e a gestão que faz da sua rotina diária, neste contexto particular. Sublinhou o papel de dignificação e integração social que as associações podem aportar a estas problemáticas.
A sexta candidata, Liliana Inês Correia Marques apresentou a sua experiência profissional diferenciada, desde empregada numa loja de electrodomésticos,  num part-time num café, como operadora de caixa, como técnica de vendas, como auxiliar de enfermagem, como auxiliar de educação e, presentemente, a actividade numa pastelaria. Não deixou de referir o impacto da emigração em Portugal, desde o seu início até à actualidade, destacando as diferenças e semelhanças entre as vagas de emigração, referindo contextos, causas e consequências das mesmas. 
A sétima candidata, Ana Catarina Correia  Marques Paiva explanou a sua relevante vivência profissional, entre outras, como empregada de escritório e na presente função no departamento de compras e gestão de stocks da Pousada Convento de Belmonte. Referenciou relativamente às Pousadas de Portugal - a sua História e tipificação (segmentos), contexto regional e gastronomia e, de modo detalhado, aquela onde exerce as suas funções.
Os merecidos parabéns de toda equipa pedagógica que acompanhou as/os adultas/os, que prospectivam continuar a sua aprendizagem ao longo da vida, formando-se e qualificando-se adequadamente. 
 Felicidades e sucesso para o futuro são os votos da Profissional RVC que os acompanhou
Olga Marques Filipe

Sem comentários: