Create your own video slideshow at animoto.com.
No conjunto de várias sessões ocorridas em meados de Novembro, foram certificados um conjunto de dez formandos oriundos do grupo da Covilhã e de Unhais da Serra.Maria Lúcia Santos Lopes da Silva demonstrou quão exigente é a sua actividade profissional. Neste momento é assistente operacional no Centro Social de Santo Aleixo embora, na prática, desempenhe quase sempre sozinha, as funções de cozinheira. Segundo informou, diariamente tem de preparar cerca de 100 almoços e mais alguns pequenos-almoços e lanches.
Alexandra Marisa Costa Bonifácio deu maior ênfase ao facto de o seu percurso profissional ter sido condicionado pela sua vida pessoal. Trabalhou numa empresa de confecções e, mais tarde, realizou um curso na Covilhã. Porém, a perda de familiares e o facto de ter sofrido de doenças impediram a formanda de ter concretizado alguns dos seus sonhos.
Maria da Conceição Ferreira de Carvalho deu maior destaque às competências adquiridas no percurso de vida religioso. A fé em Deus tem ajudado a candidata a superar os vários obstáculos que lhe têm surgido na vida. Outra faceta explorada foi a do percurso profissional dividido entre A Penteadora e os serviços de limpeza na França.
Maria José Ressurreição Samora explicou como o gosto de viver e a forma como desfruta as pequenas coisas que a vida tem para lhe oferecer, a auxiliam ter a qualidade de vida e a manter-se permanentemente activa. Das suas primaveras fazem parte muitas memórias de Unhais da Serra e de Lisboa. Apesar de apenas ter trabalhado como costureira e tricotadeira, tem uma vida muito preenchida no que diz respeito ao domínio associativo. Foi responsável pela criação da Associação de Reformados, colabora com o Centro Social Santo Aleixo e fez parte da Assembleia de Freguesia.
Ana Rita Bernardo centrou a sua apresentação nas competências adquiridas no contexto associativo. Integrou muito nova o Rancho de Unhais, do qual ainda hoje faz parte.
Maria de Jesus Lopes Henriques demonstrou como o gosto pela vida associativa acabou por influenciar a sua forma de ver o mundo. Após a reforma, por razões de saúde, a formanda decidiu dedicar o seu tempo livre ao movimento associativo. Neste momento é responsável pela dinamização de várias actividades no Rancho de Unhais da Serra e do Centro Social de Santo Aleixo,
Maria Fernanda Esteves da Costa demonstrou como o facto de ter emigrado para a França condicionou a sua vida. Como o seu marido sofria da vulgarmente conhecida doença dos pezinhos, teve de regressar a Portugal onde se mantém até hoje. Após o ter perdido, dedicou-se à vida associativa e ao fado. As suas competências musicais foram evidenciadas e aplaudidas pelo júri que apreciou um fado cantado pela formanda.
O adulto Joaquim dos Santos Silva descreveu todo o seu percurso de vida vivido no Paul e na Covilhã. Enquanto viveu nestas duas localidades desempenhou as profissões de servente da construção civil, mineiro e carpinteiro. Reformado há cerca de vinte anos, tem ocupado o tempo a viajar e a apostar na formação.
José Manuel Jesus Teixeira demonstrou como o grupo SONAE se tem revelado uma escola de vida, dada a aposta que a empresa faz na formação e o modo organizado como opera e enquadra os seus funcionários.
O candidato Cláudio Orlando Monteiro Carriço de Figueiredo revelou algumas das suas vivências pessoais e o modo como estas influenciaram a sua vida. Este formando é o filho mais velho de uma família que se viu muito cedo privada do progenitor. No entanto, superou este obstáculo, passando a assumir as responsabilidades de todo o agregado familiar. Procura um futuro profissional melhor, sendo para tal necessário ter uma habilitação de nível secundário.
Como nota final, refira-se que a grande maioria dos candidatos viu serem reconhecidas as suas competências na língua francesa. Ao facto não será alheio a forte tradição de emigração desta localidade. Grande parte dos candidatos emigrou, ou tem familiares que abandonaram a vila, para países da Europa, como a França, a Suíça,o Luxemburgo ou para a América do Norte, mais precisamente, o Canadá.
Os parabéns de toda equipa pedagógica para os formandos. É muito fácil trabalhar com um grupo sério, empenhado e dedicado.
Sem comentários:
Enviar um comentário