terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Certificação de 15 de Dezembro

Create your own video slideshow at animoto.com.

Na sequência de outras situações semelhantes o CNO da Escola Secundária Campos Melo continua a desenvolver o seu trabalho de promoção e dinamização da iniciativa das Novas Oportunidades junto dos clubes e dos jogadores de futebol e futsal.
Desta vez, parte da equipa de futsal da Associação Desportiva do Fundão foi certificada com o nível B3 no dia 15 de Dezembro.
Cada um dos atletas apresentou todo o trabalho desenvolvido de modo muito personalizada apesar de terem como pontos comuns a profissão e a paixão pela modalidade.
O Astrogildo Aparecido Oliveira Macedo, conhecido no mundo do futebol por Buiu, explorou a sua paixão pelo cinema e o espaço que ocupa no seu quotidiano. Graças à sétima arte sonha e aprende com as histórias que vê tratadas no grande ecrã.
O Bruno Cézar da Silva Moreira referiu que a sua grande paixão é viajar. Durante a sua apresentação narrou algumas das suas viagens, entre as quais a Amesterdão, Miami, Irlanda e Marrocos.
O Diego Garcia Balbo realçou a especificidade da posição que ocupa no campo, guarda-redes: “é o primeiro a chegar à superfície de jogo, o último a sair e, no fim, é o que ganha menos.” Neste âmbito explicou como existe diferenças na escola portuguesa e a brasileira. A título de exemplo a primeira advoga que para defender uma bola rasteira se deve utilizar o pé enquanto a segunda privilegia a mão. 
O Jander Ferreira Praciano explorou como tratou de todo o seu processo de legalização e as dificuldades que sentiu para trazer para junto de si toda a família. O seu grande sonho é ser feliz com a família junto de si, daí ter apostado numa carreira como profissional. Esta opção foi tomada quando era ainda muito novo e percebeu que ganhava mais como júnior do que o seu pai numa profissão comum.
O Tiago Simões Netto Pinheiro falou do seu passado e dos seus ascendentes italianos e de portugueses. Um bisavô é natural de Trás-os-Montes. Depois apresentou a sua localidade, São Paulo, e explicou quão desconhecida ela é para quem não a visitou.
No final da sessão todos os formadores e o avaliador externo, Dr. Leopoldo Rodrigues realçaram a postura humilde demonstrada pelos formandos ao longo de todo o processo e a coragem para o realizarem. Apesar de todos terem uma formação escolar brasileira que permitiria obter uma equivalência de nível secundário optaram por frequentar um processo de nível básico com o intuito de desenvolverem as suas competências no domínio da língua portuguesa.
Por sua vez, Bruno Cézar, em nome de todo o grupo, agradeceu o esforço desenvolvido por toda a equipa pedagógica e amabilidade que o profissional RVC teve em promover a iniciativa junto do clube que representam, a Associação Desportiva do Fundão, esta iniciativa. Conforme referiu “já tínhamos conversado entre nós sobre a hipótese de voltar aos estudos mas faltava aquele empurrãozinho…”

O Profissional de RVC Sérgio Mendes



Sem comentários: