terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Testemunho João Lopes no Dia da ESCM


Chamo-me João Lopes e concluí o nono ano através do Processo RVCC, no Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária Campos Melo.
Permitam-me falar da minha experiência pessoal.
Por razões diversas deixei de estudar cedo.
As Novas Oportunidades apresentavam-se-me como facilitismo para aquilo que deveria ter sido feito noutros tempos, com outro empenho.
Mas afinal não houve nada de facilitismos.
A ideia generalizada de facilidades que eu também tinha, foi sendo diluída com o desenrolar do processo.
O processo apresentou matérias muito interessantes, novos conhecimentos, desafios que exigiram horas de estudo e muita aplicação.
Gostava também de fazer alguns agradecimentos, nomeadamente:
- À empresa, pela cedência das instalações para se realizarem as aulas, pois noutro local não teria sido fácil ou talvez possível para mim;
- Aos colegas, porque do meu ponto de vista, o seu esforço - preparação dos trabalhos, atenção nas aulas - após um dia exaustivo de trabalho, merecem um sincero elogio. Isso animou-me a continuar.
- À equipa constituída pela Profissional de RVC, Dr.ª Vera Pereira, e pelos Formadores, nomeadamente, Eng. Romeu Macedo, Eng. Nuno Ramalho, Dr.ª  Rosa Cruz e Drª. Anabela Campos Costa, pela sua dedicação, esforço, abnegação, entre outras qualidades notáveis.
Lembro-me, por exemplo, de um deles quando viu alguns colegas meus que ainda necessitavam de ajuda adicional, dizer: “Eu venho cá à empresa outra vez por conta própria.”
Por isso, se noutros Centros Novas Oportunidades existe facilitismo, com toda a certeza que tal não está presente aqui, no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Campos Melo.
Por fim gostaria de concluir dizendo que "Aprender compensa", conforme a frase do slogan “Novas Oportunidades”.
E, como disse certa vez Leonardo da Vinci: " Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende".
Concordo plenamente com as suas palavras.
Dizem que o saber não ocupa lugar, mas tal não é verdade! Pois o saber ocupa o lugar da ignorância!

João Lopes

Sem comentários: