quinta-feira, 17 de março de 2011

NOVAS OPORTUNIDADES A LER+ - Março 2011



NOVAS OPORTUNIDADES A LER+

Este ano os formandos do EFA B3 do EPR da Covilhã associaram-se, já não ao EFA Secundário que deixou de existir no EPR, mas aos candidatos em RVCC do EP nas actividades das Novas Oportunidades a Ler+ que estão a decorrer entre o dia 4 de Março e o dia 30 deste mês.
Assim, ambos os grupos viram a adaptação televisiva da obra literária da inglesa Elizabeth Cleghorn Gaskell, Norte e Sul, na sua versão da BBC de 2004, a não confundir com a obra homónima sobre a guerra civil americana.

(imagem copiada de pixiepalace.com)
A revolução industrial da Inglaterra, acontecimento fundamental na História com impacto na estrutura social, política, económica, e nas mentalidades de toda a Europa, é o elemento fulcral da série cujos protagonistas foram a líndissima Daniela Denby-Ashe, o sedutor Richard Armitage, e os fabulosos Tim Pigott-Smith e Sinéad Cusack.












(imagem copiada de thelostentwife.net)

Seguiu-se uma actividade de sistematização de acordo com o tema de vida, para o Curso EFA B3: A Europa; e com os núcleos geradores: EST, AS, S, GE, UM e SF para o processo RVCC, nível Secundário.

(Imagem copiada de becrealgoz.blogspot.com)

Outra actividade NOVAS OPORTUNIDADES A LER +:

Os candidatos em RVCC do nível secundário do grupo da Covilhã, dia 30 de Março, realizarão uma sessão de Partilha De Leituras.
Será feita a apresentação pelos candidatos das obras lidas, espontaneamente ou por sugestão das respectivas formadoras. Seguir-se-á a discussão dos temas abordados nas obras e a identificação dos Núcleos Geradores e DR abrangidos por esses temas.
Nesta sessão, que decorrerá na Biblioteca da Escola, contaremos com a colaboração da Dr.ª Isabel Lino, Coordenadora de Biblioteca Escolar, que fará de “anfitriã”.

Fica aqui o convite para todos aqueles que quiserem participar nesta partilha, como ouvintes ou tragam um livro, também.

A organização e dinamização das actividades NOVAS OPORTUNIDADES A LER+ ficou a cargo das formadoras: Dr.ª Adélia Rocha (CLC e LE), Dr.ª Maria da Luz Belizário (CLC) e Dr.ª Rosa Cruz (LC).

Sem comentários: