sábado, 12 de março de 2011

Testemunho: "Desenhar a Vida com Letras e Números"


Não posso deixar de prestar um simples testemunho da minha passagem pelo processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC). 

Estive muitos anos sem estudar. Tinha apenas feito o 7º ano do CCA (Curso Complementar de Contabilidade e Administração) na Escola Secundária Campos Melo, equivalente ao actual 11.º ano de escolaridade. Acomodei-me de algum modo a esse estado, sem grande questionamento. Isto porque, ao trabalhar numa repartição das Finanças e ao ter constante formação na minha área de trabalho, sentia-me realizada, ou quase…. 

Em 2009 pensei em ingressar no processo RVCC para obter a certificação do ensino secundário, de modo a corresponder às exigências crescentes do mundo do trabalho. Para mim, dado o meu trajecto escolar, este objectivo só poderia ser concretizado no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Campos Melo, através desta oportunidade que abracei.

Foi um processo que exigiu vontade e dedicação, como em tudo na vida, e mesmo alguma reorganização das minhas rotinas. Tenho que confessar, que ao escrever o meu percurso de vida fiz um balanço de múltiplas experiências e, assim, fui ganhando consciência e mobilizei saberes e competências que adquiri ao longo da vida; desde a precoce participação social (teatro) às aprendizagens formais e profissionais (Gestão e TIC). Esta reflexão foi, não só imprescindível como gratificante, e posso afirmar que me fez crescer interiormente. Também com o uso do computador, apliquei/aperfeiçoei técnicas que já utilizo e poderei vir a utilizar na área onde eu trabalho (repartição das Finanças), de modo a desenvolver melhor e mais rapidamente o processo que me foi proposto. 

Este processo foi então, um meio de eu crescer e desenvolver as minhas capacidades. Nunca pensei que pudesse alargar tantos conhecimentos. Admito que, se numa fase inicial fiquei um pouco inquieta por estar há tanto tempo “longe da escola”, comprovo hoje que foi uma experiência muito positiva e enriquecedora. O RVCC é um processo que eu aconselho a fazer, pois pela sua metodologia e riqueza de conteúdos, é muito importante para o desenvolvimento de cada um. Para mim foi um Desenhar a Vida com Letras e Números...

Reconheço o trabalho empenhado dos formadores e da Profissional Dr.ª Olga Filipe, que sempre me apoiou e esteve presente em todos os momentos do processo e, portanto, endereço com apreço a toda a equipa, o meu BEM-HAJA!


Maria José Gravito Soares Morgadinho
Covilhã

Sem comentários: