quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Papel da Iniciativa Novas Oportunidades

A Iniciativa Novas Oportunidades tem como missão fazer com que os jovens fiquem mais tempo na escola e os adultos a ela regressem, numa dinâmica de aprendizagem ao longo da vida.

A Escola Secundária Campos Melo tem tido um papel crucial na educação dos jovens, com uma oferta formativa bastante diversificada, quer preparando-os bem para o prosseguimento de estudos superiores, quer, por outro lado, oferecendo simultaneamente formação vocacionada para o ingresso na vida activa, actualizada e adaptada às exigências do mercado de trabalho.

A selecção das ofertas de vias profissionalizantes é feita de acordo com o estudo de mercado de trabalho e das saídas profissionais com potencial empregabilidade na região onde estamos inseridos, sem descurar os meios técnicos e humanos e os pareceres das entidades que proporcionam a Formação em Contexto de Trabalho, factores fundamentais para uma formação de qualidade.

No que diz respeito à educação dos adultos, a Escola continua a desempenhar bem a função de não excluir ninguém, preocupando-se com a educação e formação de quem, por várias razões, não teve oportunidade de concluir os seus estudos.

Através dos Cursos de Educação e Formação de Adultos, a Escola proporciona a conclusão do 12.º ano a jovens maiores de 18 anos, muitos deles, apenas com uma disciplina pendente.
Recebemos para este tipo de formação, alunos de Pinhel, Guarda, Fundão Castelo Branco e de todas as Escolas do Concelho da Covilhã, tendo funcionado durante o presente ano lectivo, quatro turmas desta tipologia de formação.

O CNO da ESCM, através dos Processos de RVCC, presta um serviço de qualidade, exigência e rigor, pois para além da certificação das competências adquiridas ao longo da vida, os adultos recebem aqui muita formação ministrada pelos nossos formadores e por empresas de formação externas que connosco colaboram, nomeadamente, nas áreas das Tecnologias de Informação, Línguas Estrangeiras e Higiene e Segurança no Trabalho.
Através de indicadores disponibilizados pela equipa da Universidade Católica que nos acompanha no processo de Avaliação Externa do CNO, vemos que comparativamente com os Centros do Concelho da Covilhã, da NUT III Cova da Beira e mesmo a nível nacional, o nosso Centro dá uma resposta mais rápida quanto ao encaminhamento dos adultos e proporciona maior n.º de horas de formação aos adultos, nos processos de RVCC.

O encaminhamento dos adultos inscritos no nosso centro, é feito de forma criteriosa e ajustada ao seu perfil. Temos uma grande percentagem de encaminhamentos para processos formativos de nível secundário, de candidatos que não possuem experiência de vida que se adapte às exigências do Referencial de Formação do Processo RVCC.
Na cerimónia de entrega de diplomas, realizada em Janeiro, a Vice-Presidente da ANQ, Drª Maria do Carmo Gomes, salientou o correcto encaminhamento dos adultos realizado pelo nosso CNO, para as várias vias de formação disponíveis, como uma boa prática que deve ser seguida.
Os CEFA são a mais adequada oferta formativa para estes adultos, pois funcionam em regime pós laboral, possibilitando a sua frequência à população activa.

É um desígnio da ESCM, continuar a oferecer uma educação de qualidade e diversificada, contribuindo assim para a melhoria dos níveis de qualificação académica e profissional dos diferentes públicos, ajudando cada um a enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais competitiva e exigente.

Maria Rosa Macedo
Coordenadora do CNO da ESCM

Sem comentários: