sábado, 30 de julho de 2011

Palestras:“Alimentação e saúde oral” e “Património/Tradição Oral”

Realizaram-se no dia 16 de Julho mais duas actividades do Centro Novas Oportunidades, propostas pela profissional de RVC, Dr.ª Olga Filipe, no plano Anual de Actividades da escola. Desta feita, foi a itinerância do Colmeal da Torre a contemplada com duas palestras que em muito contribuíram para que a localidade sentisse o empenho desta equipa na melhoria e desenvolvimento das competências dos adultos que estiveram, e ainda estão, em processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.













A tarde começou com uma palestra subordinada ao tema “Alimentação e saúde oral”, dinamizada pela Dr.ª Elsa Silva, nutricionista em exercício no Centro de Saúde da Covilhã.























Tratou-se de um momento de partilha de informações muito úteis, que alguns recordaram como temas desenvolvidos nos seus portefólios reflexivos de aprendizagem e outros aproveitaram como fonte de informação e de conhecimento para o trabalho que ainda está em curso. A alimentação correcta e adequada, bem como uma boa higiene oral foram o mote para um debate profícuo e uma partilha de vivências e experiências que, inevitavelmente, constituem uma mais-valia no processo de crescimento formativo do público que ali se encontrava.
























De seguida, ainda no mesmo local e com uma plateia motivada, foi apresentada mais uma acção cujo tema foi bastante caro, versando agora o “Património/Tradição Oral”, através da voz da formadora de Cultura, Língua e Comunicação, Dr.ª Maria da Luz Coelho.


A cultura, a tradição e o património oral, que passa de boca em boca e de geração em geração, proporcionou, agora, uma conversa animada em que cada um apresentava o que de mais genuíno existe nas suas terras e que constitui a identidade de um povo. As lendas, as músicas, os costumes, as festas religiosas com os seus padroeiros, os contos populares de cada localidade ali presente, foram contadas pela boca daqueles que mais respeitam o património da terra, os seus habitantes, e partilhadas num momento de convívio e recordação.





































Foi, sem dúvida, uma tarde muito agradável, sentida por todos como um momento a repetir noutras itinerâncias no próximo ano lectivo.

Esteve presente a Coordenadora do Centro Novas Oportunidades, Dr.ª Rosa Macedo, que se congratulou com o sucesso das actividades e a adesão dos adultos a tudo o que o centro lhes proporciona.










A Formadora de CLC, Maria da Luz Coelho


NOTA: A conselho da Nutricionista Dr.ª Elsa Silva indicamos para consulta os seguintes links:




Sem comentários: