segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sessão de Certificação 3 de Outubro

No dia 3 de Outubro realizou-se na Escola Secundária Campos Melo uma sessão de júri dos candidatos de RVCC. Sessão, sob a presidência da Dr.ª Rosa Macedo, com a presença com a presença do Mestre Leopoldo Martins Rodrigues, da Profissional RVC Dr.ª Olga Filipe e dos Formadores Dr.ª Anabela Costa, Dr.ª Rosa Cruz e Dr. Romeu Macedo, Dr.ª Adélia Rocha, Dr.ª Helena Morão, Dr.ª Lurdes Brás e Dr.ª Fernanda Paiva.

Após a abertura da sessão feita pela coordenadora do Centro Novas Oportunidades, Dra. Rosa Macedo, cada candidato apresentou o seu trabalho. Esta apresentação  centrou-se nas experiências da História de Vida de cada Adulto, a partir das quais se explicitaram competências.  O Dr. Leopoldo Martins Rodrigues colocou as questões que achou pertinentes, bem como outros elementos da mesa, a cada um dos candidatos, tendo estes dado as respostas adequadas.
______________________________________________________

O candidato Ricardo Lemos, ao longo da sua apresentação focou o seu percurso escolar e profissional, bem como as competências aí adquiridas. Posteriormente centrou-se na explanação do seu tema livre, subordinado ao tema “Padaria e Pastelaria”, explorando os diferentes saberes inerentes a este, enfatizando também o papel desta actividade enquanto promotora da sua saúde física e psíquica e também como forma de por em prática a sua criatividade. Após esta agradável e esclarecedora explanação, o candidato apresentou ainda um exercício do domínio de cada área em que teve formação. Por fim, reflectiu sobre o que foi para si este processo e as mais-valias do mesmo, apresentando ainda as suas expectativas futuras, a nível, pessoal, formativo e profissional.  
Francisco Maria Reynolds de Mendonça  Português  propôs-se a júri de certificação para validação de competências de nível secundário, tendo desenvolvido, ao longo do seu Processo um Portefólio Reflexivo de Aprendizagem que intitulou de “ Um bom coração”.  Ao longo da sua sessão de júri, o candidato realçou as competências adquiridas ao longo do seu  percurso profissional, na área das vendas. Reflectiu ainda como tema sobre “As Diferenças entre o Meio Rural e o Meio Urbano”. Para finalizar, o candidato fez um balanço positivo da sua passagem pelo RVCC, que vê como uma mais-valia. Para o futuro, manifestou o desejo de fazer formação na área de TIC  e reingressar no mundo do trabalho. 
Maria Amélia Pinto Silva escolheu como título do seu portefólio “ A Travessia”, baseada numa citação de Fernando Pessoa, a qual, segundo a candidata está relacionada com o estádio em que actualmente se encontra. Ao longo da sua apresentação, a candidata fez um resumo do seu percurso escolar e profissional, encontrando-se, de momento, à procura de trabalho. Como tema, escolheu falar sobre o Envelhecimento, dado que fez formação em Geriatria. A finalizar, disse ter gostado do processo RVCC e, quanto a projectos futuros, disse desejar fazer um curso superior de Educadora de Infância.
Jaime de Jesus Pires atribuiu ao seu portfólio o título de “Eu no Campo infinito de Possibilidades”. Na sua apresentação começou por falar do seu percurso escolar, formativo e profissional, na área do Web Design e do Coaching, reflectindo sobre a diversidade dos conhecimentos adquiridos.  O tema livre que desenvolveu foi “Life Coaching”, sendo que, para tal, desenvolveu um modelo de apresentação bastante dinâmico. No final da sua explanação, o candidato mostrou-se satisfeito com o processo RVCC e disse querer, no futuro, fazer um curso de Psicologia, bem como continuar a fazer formação profissional. Parabéns Jaime, foi uma excelente apresentação!










A todos os adultos certificados, os merecidos parabéns da equipa técnico pedagógica do CNO da Escola Secundária Campos Melo e que o futuro vos proporcione sucesso na concretização dos vossos objectivos de vida.


A Profissional de RVC, Dr.ª Vera

publicado por A.Ferraz


Sem comentários: