segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sessão de júri de 3 de Novembro 2011


Na sessão de júri de 3 de Novembro os candidatos de RVC, sob a presidência da Dr.ª Rosa Macedo e com a presença do Mestre Leopoldo Martins Rodrigues, das profissionais Dra. Olga Filipe e Dra. Vera Pereira e das formadoras, cada candidato apresentou o seu trabalho. Esta apresentação centrou-se nas experiências da História de Vida de cada Adulto, a partir das quais se explicitaram competências. O Dr. Leopoldo Martins Rodrigues colocou as questões que achou pertinentes, bem como outros elementos da mesa, a cada um dos candidatos, tendo estes dado as respostas adequadas. Assim, em resumo: 


Maria Otília Oliveira Neves Pereira reviveu as aprendizagens da sua vida em várias dimensões, desde as aprendizagens escolares e as vivências profissionais como Costureira polivalente (Avri – Parque Industrial Canhoso); Costureira Especializada (Sotave – Manteigas) e actualmente, como Assistente operacional – Pediatria (CHCB). Referenciou nos tempos livres o gosto pela leitura e pelas viagens que descreveu detalhadamente. Como tema livre, escolheu reflectir sobre os Direitos da Criança com a frase de Goethe: "Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a" como motivação. Apresentou os seus planos de desenvolvimento pessoal referindo a vontade de prosseguir com formação adequada e ingresso no processo de nível secundário.
Ana Maria Jesus Pereira Oliveira reviveu as aprendizagens formais e as vivências laborais na Indústria de Cartonagem – José d’Almeida Eusébio e actualmente no Centro Hospitalar Cova da Beira. Referenciou a sua participação cívica desde o desporto, com o atletismo que praticou e a participação nas colectividades - marchas populares da sua comunidade. Escolheu reflectir sobre a Covilhã no seu tema livre. Demonstrou vontade de se continuar a formar ao longo da vida.
João Manuel Almeida Duarte recordou as suas aprendizagens escolares e as actividades profissionais como Operador de Máquinas de Poliéster (DESFIBRAS) e, mais recentemente, como Assistente Operacional - Repografia, Artes Gráficas e Armazéns (CHCB E.P.). No tema livre explanou a vertente associativa com a “Experiência no GDAC”. Frisou a motivação para prosseguir com a aprendizagem ao longo da vida.
Hélder Fernando Gomes Silva recordou as suas vivências escolares e as actividades profissionais no serviço de mesa e balcão de Pastelaria e recentemente, enquanto Assistente Operacional CHCB. EPE. Como tema livre optou por referenciar a importância do “Contacto com o Público” com base na sua experiência de vida. Salientou a experiência muito positiva que o processo lhe aportou e aposta na qualificação futura.
Hélio David Correia Gomes deu ao seu portfólio o título de “ A minha vida, vivida a cada momento”. O percurso profissional, na área da restauração e área comercial, foi parte importante da sua apresentação. Abordou como tema A Fotografia, que é uma actividade de lazer à qual ele se dedica. Fez, a finalizar, um balanço positivo da sua passagem pelo RVCC, que vê como uma mais-valia. Para o futuro, quer fazer um curso de vitrinismo e, posteriormente, um curso superior na área do marketing.
Rui Miguel de Ascensão Rodrigues escolheu como título do seu trabalho “ O Meu Baú”. Fez um resumo do seu percurso escolar e profissional, tendo sido este último parte importante da sua apresentação. Como tema, escolheu A Importância das Aprendizagens Formais e Informais. A finalizar, disse ter gostado do processo RVCC e, quanto a projectos futuros, disse desejar fazer um curso superior. 










A todos os adultos certificados, os merecidos parabéns da equipa técnico pedagógica do CNO da Escola Secundária Campos Melo e que o futuro vos proporcione sucesso na concretização dos vossos objectivos de vida.


As Profissionais de RVC, Dr.ª Olga Marques Filipe e Dr.ª Vera Pereira


publicado por A.Ferraz


Sem comentários: