quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sessão de júri de 5 de Dezembro de 2011

Aos cinco dias do mês de Dezembro do presente ano, o Centro de Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária Campos Melo (ESCM) levou a cabo mais uma sessão de júri de certificação.

Esta sessão, à luz do que acontece em muitas outras itinerâncias, decorreu inicialmente, nas instalações da APPACDM – Covilhã, uma vez que dois dos adultos eram utentes desta mesma Instituição.
Por conceber a educação como um direito humano, que deve ser preservado, pese embora as especificidades individuais e o trabalho individualizado que tal implica, a equipa técnico pedagógica do CNO da ESCM procedeu ao ajuste de procedimentos, metodologias, materiais e estratégias, tendo tal culminado na certificação de nível B1 dos adultos Francisco Rebelo e Ricardo Torrão. Assim, ao longo de cerca de um ano foi desenvolvido um trabalho regular, com vista ao desocultar de competências, de acordo com o previsto na missão do Centro.
Pelas particularidades acima descritas, o Centro facultou o acesso à educação. Esta trata-se de uma educação: disponível, uma vez que se encontra à disposição de todo e qualquer público, de forma gratuita; acessível, dado que assenta no principio da não discriminação; ajustada, na medida em que se processa de acordo com os critérios previstos e regulamentados no âmbito da educação e adultos e adaptada, pois trata-se de uma educação que vai ao encontro das diferentes realidades em causa.
A sessão de júri decorreu na presença da equipa técnico-pedagógica, da Coordenadora do Centro, Dr.ª Rosa Macedo e da Avaliadora Externa, Dr.ª Sandrina Marques, tendo sido um momento digno de registo, pautado, como sempre, pelo rigor e excelência que caracteriza este Centro Novas Oportunidades, bem como pelo respeito pela diferença e pela promoção da igualdade social.
A dar continuidade a esta sessão de júri, já no Auditório da Escola Secundária Campos Melo, foi presente a júri a adulta Marlene Braz, que se propôs a validar o nível B3. Ao longo da sua apresentação, a candidata reflectiu sobre as competências adquiridas ao longo do seu percurso escolar e profissional. Como tema livre optou por abordar a temática da emigração (nomeadamente, objectivos, dificuldades e medidas, que poder-se-iam implementar de forma a que as políticas de acolhimento à população emigrante superassem as lacunas existentes), uma vez que ela própria experienciou essa realidade. Neste seguimento, foram ainda expostas as suas expetativas futuras, tanto a nível pessoal, como profissional e formativo. Por último, a candidata fez um balanço bastante positivo de todo o Processo, agradecendo a oportunidade que tal lhe proporcionou de ver validados, reconhecidos e certificados os seus conhecimentos.



A Profissional de RVC, Dr.ª Vera Pereira

A todos os adultos certificados, os merecidos parabéns da equipa técnico pedagógica do CNO da Escola Secundária Campos Melo e que o futuro vos proporcione sucesso na concretização dos vossos objectivos de vida.

Sem comentários: