quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sessão de Júri de 20 de Dezembro

No dia 20 de Dezembro de 2011, pelas 14.30 horas, no Auditório da Escola Secundária Campos Melo, iniciou-se a sessão de júri dos candidatos de RVC, sob a presidência da Dr.ª Rosa Macedo, com a presença da avaliadora externa Dra. Sandrina Marques, da Profissional Dra. Olga Filipe e dos formadores Dra. Anabela Costa, Dr.ª Helena Mourão, Dr. Lurdes Brás, Dr.ª Fernanda Paiva, Dra. Adélia Rocha e Dr.ª Rosa Cruz. Esta apresentação centrou-se nas experiências da História de Vida de cada Adulto, a partir das quais se explicitaram competências. A avaliadora externa Dra. Sandrina Marques colocou as questões que achou pertinentes, bem como outros elementos da mesa, a cada um dos candidatos, tendo estes dado as respostas adequadas.
Bruno Ricardo Bento Fernandes apresentou-se e fez um resumo do seu percurso escolar e formativo, pois a formação profissional desempenhou um papel importante no percurso profissional, que descreveu de seguida. Referenciou os tempos livres e abordou como tema livre “A Reciclagem”, mais pormenorizadamente os processos de reciclagem da Valnor. Fez a finalizar, um balanço positivo da sua passagem pelo RVCC, que encara como uma mais-valia. Assim, para o futuro, pretende continuar a frequentar formação e deseja progredir na carreira profissional.
Maria de Lurdes Barbas Marques Ferreira, escolheu como título do seu trabalho “A Arte de Viver”. Apresentou a dimensão familiar na sua vida e fez um resumo do seu percurso escolar, formativo e profissional, encontrando-se a trabalhar como Auxiliar de Educação (Santa Casa da Misericórdia de Belmonte). Abordou a dimensão do associativismo na sua vida e a importância que assume também, na sua comunidade de origem – Gonçalo. Como tema, escolheu falar sobre “Higiene, Saúde e Segurança
num Infantário”. A finalizar, explanou os seus projetos futuro, pretendendo fazer formação profissional, manter a estabilidade na carreira e retornar em visita à Holanda.
Maria Perpétua Alves Fonseca Mendes, atribuiu ao seu portefólio o título de “Futuro - Um Reflexo do Passado”. Apresentou a dimensão familiar na sua vida e as memórias significativas da sua infância e juventude. Explanou o seu percurso escolar, profissional e formativo, enfatizando a sua experiência no CHCB. Não deixou de referir a importância da participação cívica na sua vida e como tema optou por abordar uma controvérsia pública – “A Eutanásia”, o que fez brilhantemente. Considerou gratificante a sua vivência do processo RVCC. Nos planos de futuro referiu expectativas positivas em termos pessoais, sociais e profissionais.





A todos os adultos certificados, os merecidos parabéns da equipa técnico pedagógica do CNO da Escola Secundária Campos Melo e que o futuro vos proporcione sucesso na concretização dos vossos objetivos de vida.

A Profissional de RVC
Dr.ª Olga Marques Filipe



No decorrer desta sessão, sob a responsabilidade da profissional Drª Vera Pereira, foram também presentes a júri os seguintes candidatos, sendo que todos demonstraram adequadamente as competências que se propunham validar.
O candidato Aurélio Viegas de Matos, ao longo da sua apresentação focou o seu percurso escolar e profissional, bem como a formação que foi realizando ao longo da sua vida. O candidato refletiu ainda sobre o impacto do Processo RVCC, bem como sobre as suas expetativas futuras.
O candidato João Rodrigues Mendes Pinto, no decorrer da sua exposição abordou diversas competências adquiridas no âmbito da sua vida pessoal e profissional. Como tema livre escolheu abordar o contato com diferentes culturas, fruto da sua vida profissional. Ao finalizar a sua apresentação, o candidato explorou ainda o que foi para si o Processo RVCC, enunciando ainda os seus projetos de futuro.
O candidato Fernando Lopes, propôs-se a júri para validar o nível secundário, sendo que fez uma bela exposição onde demonstrou claramente as competências que adquiriu ao longo da vida. Inicialmente agradeceu a toda a equipa o modo como foi tratado, o carinho, a boa vontade e a compreensão que sempre houve para consigo. O candidato referiu-se ao Processo RVCC como uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, de contactar com outras pessoas, estabelecer diálogos, apresentar a sua maneira de ser, considerando ainda que era de louvar este empreendimento. O assunto sobre o qual escolheu dissertar foi os selos, dado ter sido Empregado dos Correios, tendo adquirido assim o prazer de começar a guardar selos para colecionar. Inicialmente o candidato começou por explicar a todos os presentes a diferença entre o colecionismo e a filatelia, abordando ao longo da sua exposição, a colocação dos selos nas pagelas, a emissão de selos com defeito e toda uma diversidade de pontos inerentes à reforma postal. Por fim foi ainda apresentada um pouco da história do selo em Portugal.
Parabéns Fernando, foi uma excelente apresentação!






A todos os adultos certificados, os merecidos parabéns da equipa técnico pedagógica do CNO da Escola Secundária Campos Melo e que o futuro vos proporcione sucesso na concretização dos vossos objetivos de vida.

A Profissional de RVC
Dr.ª Vera Pereira

Sem comentários: