quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Testemunhos do CNO no Fio Condutor



Cinco anos do CNO da ESCM

Professora Maria Rosa A. P. Macedo
(Coordenadora Pedagógica do CNO ESCM)

A Escola Secundária de Campos Melo tem sido uma escola de referência, também na área da educação de adultos ao longo de 128 anos da sua existência. A Escola tem apostado numa rede de oferta diversificada, quanto ao tipo de competências que os mesmos desenvolvem, com a maior diversificação possível, nomeadamente nos Cursos Científico - Humanísticos, Tecnológicos, Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Jovens e de Adultos, e Cursos de Especialização Tecnológica (parceria ESTEBI), com saídas escolares com continuidade para atrair vários tipos de alunos, cujos objetivos se querem satisfazer de forma adequada ao respetivo perfil e interesses dos formandos, atendendo prioritariamente às necessidades do tecido empresarial, local e regional. O lema do Projeto Educativo da ESCM  - Uma Escola que se orgulha do passado, que reflecte sobre o presente e que constrói o futuro - levou à diversificação das ofertas educativas, criando uma escola para todos e um percurso para cada um. Foi neste âmbito que foi criado o CNO, não descurando a qualidade, a exigência, o rigor, a objetividade e o humanismo pelo qual sempre nos pautamos. Foi com este espírito que em 2005 aceitámos o desafio de nos candidatarmos a Centro RVCC, a fim de podermos dar o nosso contributo na educação e formação de um público adulto, que necessita de uma nova oportunidade, para ver reconhecidas, validades e posteriormente certificadas as competências adquiridas ao longo da vida.
A partir do momento em que foi apresentada esta proposta à comunidade escolar, gerou-se uma dinâmica que permitiu mobilizar profissionais, formadores e técnicos que se voluntariaram e empenharam, quer na organização/instalação do Centro, quer na divulgação desta oferta educativa. O CNO da ESCM deverá ser uma entidade com forte enraizamento local, espaço privilegiado de contacto com os adultos e de excelência para a aplicação e desenvolvimento de novas metodologias de reconhecimento e validação de competências, características a que a nossa escola obedece.
A participação dos adultos em eventos organizados na ESCM leva a senti-los integrados na comunidade escolar, muitas vezes onde os seus filhos estudaram ou estudam. É com orgulho que muitos adultos referem a oportunidade que tiveram de voltar à escola.
Os testemunhos dos adultos no blog do CNO, no jornal da Escola, no programa do CNO na Rádio Clube da Covilhã, sobre o trabalho desenvolvido durante o seu processo RVCC, são  para equipa técnico pedagógica que os acompanha, o reconhecimento da  sua dedicação.
O CNO da ESCM desenvolve o seu trabalho na sede e em regime de itinerância (42 itinerâncias ao longo de 5 anos de atividade), nos concelhos de Covilhã, Fundão e Belmonte, proporcionando também, às populações mais afastadas, a possibilidade de melhorarem as suas habilitações e formação ao longo da vida. O número de adultos com baixa escolaridade ainda é considerável nesta região, como se pode constatar pelo encaminhamento feito pelo Centro de Emprego.
Através de parcerias com várias entidades formadoras, oferecemos aos adultos formações modulares em diversas áreas (Informática, Línguas Estrangeiras, Higiene e Segurança no Trabalho, Primeiros Socorros, etc). De setembro de 2006 a dezembro de 2011, certificámos pelo processo RVCC, 1090 adultos. Através dos CEFA, certificámos 158 adultos, até dezembro de 2011.
O trabalho desenvolvido pelo CNO da ESCM tem contribuído para a melhoria das habilitações académicas dos adultos, para o gosto pela aprendizagem ao longo da vida, pelo aumento das suas competências, da sua auto estima e da sua valorização pessoal.


Sem comentários: