quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Testemunhos do CNO no Fio Condutor

OPORTUNIDADES DE VIDA

Mestre Leopoldo Martins Rodrigues
(Avaliador Externo de RVCC)

Enquanto Avaliador Externo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), comecei a colaborar com o Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Campos Melo, em Julho de 2008. Desde aí até ao presente, tive o privilégio de acompanhar o excelente trabalho que a Escola, através do CNO, vem fazendo em prol da educação de adultos.
Quando questiono os candidatos a uma certificação, sobre qual a importância que o processo de RVCC teve nas suas vidas, a resposta é quase sempre elogiosa. Por um lado, aplaudem a iniciativa Novas Oportunidades, por outro, enaltecem o trabalho do CNO. Os termos “competentes”, “muito bons profissionais”, “motivadores”, “responsáveis”, “exigentes”, são frequentemente usados para caracterizar a equipa coordenada pela Dra. Rosa Macedo.
Estou plenamente convencido que os elogios não são forçados nem circunstanciais, antes, reflectem o sentimento de satisfação pelos resultados alcançados. É que começar a gostar de Matemática aos 30, 40, 50 ou 60 anos, descobrir, ou redescobrir, o gosto pela leitura, começar a utilizar os computadores, tomar consciência da importância que a informática pode ter nas suas vidas, ou valorizar os seus direitos cívicos, são apenas algumas das conquistas que a grande maioria dos adultos que frequentam o processo de RVCC jamais imaginaram poder alcançar.

Sem comentários: