sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Júri de 30 de Janeiro de 2012

A 30 de Janeiro do presente ano teve lugar no auditório da Escola Secundária Campos Melo, mais um júri de certificação, de nível B3, onde foram presentes seis candidatos a júri.
A candidata Anabela Ramos Nogueira realizou a sua apresentação, refletindo sobre o seu percurso escolar e profissional, tendo escolhido como tema livre falar sobre fisioterapia. Após uma breve e clara explanação, onde demonstrou os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso de vida, a candidata evidenciou ainda as competências validadas em cada uma das áreas de formação. A nível futuro, a candidata manifestou vontade de reingressar no mercado de trabalho e de continuar a apostar na sua formação.
De seguida, a candidata Maria dos Anjos Pintassilgo, depois de uma breve referência ao seu percurso, desenvolveu como tema livre a geriatria, alertando para inúmeras dificuldades no apoio à terceira idade. Durante a sua apresentação refletiu ainda sobre os conhecimentos adquiridos durante a sua formação complementar. No final da apresentação, a candidata reforçou a importância do processo RVCC, que segundo a qual foi uma oportunidade para relembrar saberes esquecidos e consolidar conhecimentos.
A terceira candidata, Anabela Ramos Mendes Duarte, após uma breve reflexão sobre o seu percurso formativo e profissional, bem como sobre as competências ai adquiridas, abordou também a importância da prestação dos cuidados aos idosos, explicando a pertinência do tema e enfatizando o papel do idoso na nossa sociedade, sem descurar as doenças ligadas ao envelhecimento e o papel das infraestruturas de apoio. No final do seu tema, a candidata apresentou algumas atividades que desenvolveu nas quatro áreas de competência-chave, refletindo ainda sobre as suas expetativas e projetos futuros.
A quarta candidata, Maria de Fátima Rosa Monteiro Raposo, apresentou as competências adquiridas ao longo do seu percurso escolar e profissional, escolhendo como tema livre o blackout, uma vez que este é um tecido acrílico com o qual a candidata gosta de desenvolver vários trabalhos, como tão adequadamente foi capaz de explicar. A candidata apresentou também alguns exemplos das atividades que desenvolveu no decorrer do processo, nas quatro áreas, tendo terminado a sua apresentação, com uma reflexão sobre as suas expetativas futuras.
O quinto candidato, João Manuel Gomes Baptista, apresentou de forma breve o seu percurso escolar e profissional, refletindo sobre a riqueza que a diversidade das suas experiências lhe proporcionou. Como tema livre o candidato escolheu falar sobre a emigração, justificando a pertinência do tema e refletindo também sobre as razões que estão na origem deste fenómeno e as principais dificuldades que tal implica. O candidato refletiu também sobre o impato do processo RVCC, tendo ainda apresentado as suas expetativas futuras.
A sexta candidata, Maria Susel Almeida Isidoro Gonçalves Pais, iniciou a sua apresentação com a leitura de um poema da sua lavra “Eu sou”. Em seguida falou acerca das várias facetas da sua vida, recordando as aprendizagens mais relevantes. Por fim, recordou as aprendizagens que mais gostou de realizar nas diferentes áreas de competência-chave de nível básico, tendo revelado segurança e assertividade na forma como conduziu a sua apresentação.
Por fim, refletiu acerca da importância que o Processo representou, sendo que um dos objetivos futuros é terminar o 12º ano por esta via.
Os Profissionais de RVC
Drª Vera Pereira
Drº João Nogueira 

Sem comentários: