sábado, 11 de fevereiro de 2012

Júri de 31 de Janeiro de 2012


Aos trinta e um dias do mês de Janeiro de 2012, pelas 16.30 horas, no Auditório da Escola Secundária Campos Melo, iniciou-se a sessão de júri dos candidatos de RVC, sob a presidência da coordenadora Dr.ª Rosa Macedo, com a presença do avaliador externo Dr. Leopoldo Rodrigues, do Profissional Dr. João Nogueira e dos formadores Dra. Anabela Costa, Dr.ª Helena Mourão, Dr. Lurdes Brás, Dr.ª Fernanda Paiva, Dra. Adélia Rocha e Dr.ª Rosa Cruz.
Após a abertura da sessão feita pela coordenadora do Centro Novas Oportunidades, Dra. Rosa Macedo, cada candidato apresentou o seu trabalho. Esta apresentação centrou-se nas experiências da História de Vida de cada Adulto, a partir das quais se explicitaram competências. O avaliador externo Dr. Leopoldo Rodrigues colocou as questões que achou pertinentes, bem como outros elementos da mesa, a cada um dos candidatos, tendo estes dado as respostas adequadas.
Ângela Maria Matos Rosa Pedro iniciou a apresentação do seu Projeto Final, intitulado a “Estrada”. A formanda começou por explicar que o nome escolhido para o seu Projeto refletia o percurso de vida que tem tido até ao presente momento e que se encontrava espelhado no seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens. Em seguida apresentou-se e nomeou as pessoas do seu núcleo familiar, falando também do seu percurso profissional. A partir do seu percurso  profissional (foi costureira durante muitos anos) começou a desenvolver o tema livre, que versava acerca da manutenção dos equipamentos profissionais e das regras de higiene e  segurança no trabalho dentro das confecções. Acabou a sua apresentação referindo que as competências que viu serem certificadas no Processo de Reconhecimento e Validação de Competências (RVC) lhe recordaram bons momentos e que considerou o Processo de RVC válido e pertinente para a sociedade portuguesa.
Maria Alcide Carrola Fonseca Ramos começou por referir que o seu Projeto Final, súmula do seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, recebeu o nome de “O Legado” porque reflete as aprendizagens e competências adquiridas ao longo da sua vida e representa o legado que deixará às gerações vindouras (a candidata está prestes a ser avó). Após uma breve apresentação pessoal e profissional, a candidata começou a refletir acerca do tema livre que houvera escolhido: “Educar para os Valores”. A partir de uma vasta experiência profissional como Auxiliar de Ação Educativa (e como mãe), a candidata começou a discorrer sobre a pertinência de uma educação para valores basilares desde tenra idade, tendo focado diversos aspectos interessantes acerca da temática em causa. Posteriormente a candidata agradeceu à equipa que a acompanhou e fez um balanço muito positivo da sua participação no Processo de RVC. Por fim, a candidata referiu que este Processo lhe permitiu certificar competências que sabia possuir há muito tempo e louvou esta iniciativa, elogiando o trabalho dos elementos da equipa do CNO da Escola Secundária de Campos Melo.

Joel Ferreira Alves apresentou o seu Projeto Final “Doença de Alzheimer” e começou por falar de si, do seu núcleo familiar e do que o ligava à temática do Projeto Final. Revelou que na sua família próxima, um dos membros (o avô paterno) tinha sido diagnosticado com essa patologia. De forma a tentar ajudar o seu agregado familiar a entender melhor esta patologia e encontrar formas de atuação eficazes para lidar com as debilidades que a mesma traz, o formando foi procurando informação junto de profissionais especializados e literatura diversificada que transmitiu aos elementos do júri, que o questionou acerca de determinados aspectos expostos. Terminou a sua apresentação agradecendo à equipa que o acompanhou ao longo do Processo de RVC. Revelou que o mesmo foi essencial para a concretização de uma aspiração pessoal: o acesso ao Ensino Superior.

Maria de Lurdes Fonseca Félix Pinto iniciou a sua apresentação com o seu núcleo familiar, sendo que de seguida começou a abordar a sua atividade profissional que estava intimamente relacionada com a temática do seu Projeto Final: “Rumo à Mudança”. A formanda escolheu este título para a sua apresentação final porque sintetiza a forma como foi realizando uma mudança interior positiva com o Processo de RVC (e o consequente aumento de habilitações) e a forma como a formanda acompanha as crianças com que trabalha (trabalha como auxiliar de ação educativa). O Tema Livre refletiu acerca da Ética e Deontologia Profissional dos Auxiliares de Ação Educativa. Aqui a formanda referiu alguma boas práticas a ter em conta na profissão que desempenha, evidenciando aprendizagens que fez ao longo do seu percurso profissional. Terminou a sua apresentação enfatizando a importância que o Processo de RVC teve no seu percurso de vida e nas novas perspectivas formativas que este lhe proporcionou, nomeadamente realizar uma formação em Francês avançado de forma a consolidar competências nesta Língua.

A todos os formandos que viram as suas competências certificadas, fica o voto de sucesso em todos os projetos futuros e a certeza de que podem contar com a equipa do CNO da Escola Secundária Campos Melo para vos acompanhar na realização dos mesmos.

O Profissional de RVC
Dr. João Nogueira 

Sem comentários: