quarta-feira, 28 de março de 2012

Sessão de Júri de Certificação, 15 de Março











No dia 15 do mês de Fevereiro de 2012 realizou-se no Auditório da Escola Secundária Campos Melo, mais uma sessão de júri dos candidatos de RVC, sob a presidência da coordenadora Dr.ª Rosa Macedo, com a presença do avaliador externo Dr. Leopoldo Rodrigues e de toda a equipa técnico pedagógica.

Cada candidato apresentou a experiência da sua História de Vida, a partir da qual se explicitaram competências. O Dr. Leopoldo Martins Rodrigues colocou as questões que achou pertinentes, bem como outros elementos da mesa, aos candidatos, tendo estes dado as respostas adequadas.

Numa primeira fase foram certificados, um adulto de nível secundário e três de nível Básico e, numa segunda fase, quatro candidatos de nível secundário.

Maria José da Costa Nunes Salvado apresentou o seu trabalho: “À descoberta do Meu Mundo”, que escolheu como titulo do seu portefólio, já que através da sua história de vida reviveu o passado e as suas origens. Fez um resumo do seu percurso escolar e do trajeto profissional, que descreveu em pormenor, focalizando a sua experiência como assistente operacional na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Abordou no tema livre “A Importância do Voluntariado”, dando conta da sua experiência pessoal. Nesse sentido, entrevistou o presidente da Cruz Vermelha, Delegação da Covilhã, entrevista que apresentou em vídeo. Mencionou e explicitou nas áreas de nível básico diversos aspetos da formação, como o conto, as medidas para proteger o ambiente, exercícios de matemática e de tecnologias de informação e comunicação. Por último citou Fernando Pessoa, com a frase “O Homem é do tamanho do seu sonho”, referindo que este projeto foi um sonho que concretizou e, por ser uma mais-valia profissional, um enriquecimento pessoal e social, lhe pretende dar continuidade, com o processo de reconhecimento e validação de competências de nível secundário.

O candidato António Manuel Mangana Rato propôs-se a júri para validar o nível B3. O candidato iniciou a sua apresentação fazendo uma breve explanação sobre as competências adquiridas ao longo do seu percurso escolar, formativo e profissional, focando ainda a sua participação na vida associativa e a importância dos tempos livres na promoção da sua saúde física e psicológica. Como tema livre o candidato escolheu falar sobre a sua experiência no Ultramar. Ao longo da sua apresentação o candidato apresentou ainda algumas das atividades desenvolvidas no âmbito da formação que usufruiu, nas quatro áreas de competência-chave. No final da sua apresentação o candidato refletiu sobre o impato do processo RVCC nos diferentes contextos da sua vida, apontando ainda as suas expetativas futuras.

A candidata Sílvia Maria de Jesus Monteiro propôs-se a júri para ver validado o nível B2. Assim, iniciou a sua apresentação versando sobre as experiências que vivenciou ao longo do seu percurso escolar e profissional. Posteriormente focou ainda as atividades que realiza nos seus tempos livres, refletindo sobre a importância das mesmas. Ao longo da sua exposição, a candidata evidenciou os conhecimentos adquiridos ao longo da formação que usufruiu no decorrer do Processo RVCC. Por fim refletiu ainda sobre o que foi para si o Processo RVCC, manifestando ainda a vontade de continuar a apostar no seu percurso formativo.

O candidato Fernando José Brum da Silveira Pereira propôs-se a júri para ver validado o nível secundário. Neste seguimento, após ter-se apresentado e explicado a escolha do título do seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens versou sobre as competências adquiridas ao longo do seu percurso escolar, formativo e profissional. De seguida focou a sua participação associativa e a importância das atividades de tempos livres no âmbito da sua saúde física e psicológica. Como tema livre escolheu falar sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tendo justificado a pertinência do tema. Apresentou ainda as ações de formação já frequentadas nesta área e as aprendizagens daí resultantes, bem como as ações de formação a que presta apoio, focando também a influência das TIC no mundo atual. Para finalizar a sua apresentação o candidato expos o que foi para si o Processo RVCC, refletindo ainda sobre as suas expetativas futuras, a nível pessoal, formativo e profissional.

Pedro Miguel Pinheiro Valério Almeida, apresentou um riquíssimo portfólio, denominado “A Arte da Vida”, justificando assim a comprovada sensibilidade, pessoal, profissional e social que tem demonstrando nas suas múltiplas vivências. Descreveu em profundidade o seu percurso escolar. De seguida, destacou a dimensão associativa na sua vida – como treinador de futsal e membro ativo do Centro Cultural e do Centro de Dia de Colmeal da Torre; e na intervenção cultural, nomeadamente, num Grupo Música Popular Portuguesa, no Grupo Coral e no Teatro.

A sua experiência profissional está, desde sempre, ligada ao sector automóvel, com uma especialização certificada em pintura automóvel, sendo sócio-gerente de uma empresa no ramo. Foi neste âmbito que abordou o tema da reparação e repintura automóvel, relacionando as mais recentes inovações técnicas na área com a modernização da organização do trabalho e adoção de normas ambientais. Não deixou de referir o seu mais recente interesse na área do Lazer, o Airsoft.

Nos seus projetos de futuro prospetiva a estabilidade da sua empresa, manter a participação social na sua comunidade e dar continuidade à formação ao longo da vida.

Ana Filipa Gaspar Eleutério deu o título “Reencontro(s): Entre o saber e o aprender” ao seu portefólio, sublinhando que saber é importante, mas aprender é fundamental. Fez referência ao seu percurso de vida, apresentando a sua família e trajeto escolar.

Referiu em pormenor a distinta aprendizagem profissional que obteve: - primeiro através da colaboração nos bombeiros voluntários, aperfeiçoando-se com o curso de Curso de Tripulante de Ambulância de Transporte – TAT; depois, especializando-se na área dos cuidados e estética do cabelo, com mais de 1500 horas de formação profissional, incluindo estágio.

Foi nessa perspetiva que optou por evidenciar a sua perícia e arte, através de uma demonstração de competências da técnica de “apanhados de cabelo”, numa sessão minuciosamente preparada para o efeito. A sua excelente prestação técnica mereceu o aplauso e aprovação de todos os presentes.

As suas expetativas futuras passam pela continuidade da formação e a criação do próprio emprego.

Andrea Mabel Quelhas Muxagata começou por falar acerca do seu núcleo familiar. Resumiu o seu percurso escolar e formativo, dada a importância da formação profissional no seu percurso profissional, que descreveu de seguida.

Em seguida abordou o tema livre que está diretamente relacionado com a sua profissão – Técnica de Fotodepilação, apresentando os diferentes métodos, assim como as contra indicações existentes para os diferentes grupos de utilizadores.

Referiu também a necessidade de gerir as expectativas das/os clientes de forma a apresentar os resultados pretendidos, tendo em conta a estética e a saúde dos utentes em causa.

A elevada ética e deontologia profissional que demonstrou, assim como os conhecimentos técnicos acerca da área em que labora complementaram um Processo de RVCC pautado pela eficiência e autonomia, pelo que está de parabéns.

Valentim de Jesus dos Santos Torrão começou por referir que o seu Projeto Final, súmula do seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, recebeu o nome de “A Arte de Viver” porque a sua vida sempre esteve pautada profissionalmente por duas Artes: a Tipografia e a Música. Após uma breve apresentação pessoal e de referir o seu percurso profissional nas Artes Gráficas, o candidato realizou uma demonstração de competências em guitarra baixo, acompanhado de uma guitarra portuguesa e voz.


Pela qualidade dos portefólios, apresentações e demonstrações os merecidos parabéns de toda a equipa, com votos de um futuro brilhante.

Os Profissionais de RVC

Dr. João Nogueira

Dr.ª Olga Marques Filipe

Dr.ª Vera Pereira




Sem comentários: