quarta-feira, 2 de maio de 2012

Júri Básico (B2), Grupo Belmonte, Abril 2012

No dia 11 de Abril de 2012, pelas 15.00 horas, realizou-se no Auditório da Escola Secundária Campos Melo, mais uma sessão de júri dos candidatos de RVC, sob a presidência da coordenadora Dr.ª Rosa Macedo, com a presença da avaliadora externa Dr.ª Sandrina Marques, da Profissional de RVC Dr.ª Olga Marques Filipe e das formadoras Dr.ª Anabela Costa e Dr.ª Maria Cardoso.

Após a abertura da sessão feita pela coordenadora do Centro Novas Oportunidades, Dr.ª Rosa Macedo, os candidatos apresentaram a experiência da sua História de Vida, a partir da qual se explicitaram competências tendo a Dr.ª Sandrina Marques colocado as questões que entendeu pertinentes, bem como outros elementos da mesa, aos candidatos, tendo estes dado as respostas adequadas.








Nome / Nível de certificação
1. Paulo Jorge Fonseca da Costa B2
2. Maria de Lurdes Faísco Martins B2
3. Mário Antunes Martins Clara B2
4. Maria Luísa Soares Henriques Antunes B2
5. António Manuel dos Santos Leal B2
6. Maria Guilhermina Silva Ferreira Gomes B2


Paulo Jorge Fonseca da Costa apresentou o seu trabalho e fez um resumo do seu percurso escolar e do trajeto profissional, que descreveu em pormenor, focalizando a sua experiência como pedreiro e, atualmente, como auxiliar na Câmara Municipal de Belmonte. Abordou no tema livre “O associativismo em Malpique”, onde contextualizou a localidade e seus recursos, gentes e cultura, dando conta do seu envolvimento pessoal. Por fim, sublinhou a importância pessoal, social e profissional do processo de reconhecimento de competências, súmula do conjunto das suas aprendizagens ao longo da vida, a que acrescentou o desejo de prosseguir para o nível B3 de certificação.

Maria de Lurdes Faísco Martins, apresentou-se e referenciou o seu percurso escolar e razões da entrada precoce no mundo do trabalho, como operadora de contínuos, mais tarde, como costureira nas confeções e, finalmente, numa nova experiência, como pasteleira, em Belmonte. Nesse sentido, no tema livre expôs os seus saberes sobre “As tradições da Gastronomia do Concelho de Belmonte”, tradições que tão bem conhece, já que em termos cívicos sempre teve uma ativa participação nas festas da sua terra, Colmeal da Torre. A finalizar foi explícita na vontade de prosseguir no processo RVCC e de continuar a se qualificar, com o nível B3, dado o significado extremamente positivo que o mesmo tem tido para si.

Mário Antunes Martins Clara, apresentou-se, referindo o seu trajeto escolar, e ingresso na vida laboral na área da construção civil e condução de máquinas, em Portugal e em França. No tema livre debruçou-se sobre os seus conhecimentos técnicos e falou da “Evolução das máquinas de trabalho”, nomeadamente, retro-escavadoras pás-carregadoras e Cilindros de compactar. Contextualizou a sua vivência militar na Guiné Bissau, no ano de 1974, referido as questões cívicas ligadas ao 25 de Abril. Não deixou de frisar a importância do processo RVCC e da continuação que pretende dar ao mesmo, para o nível B3.

Maria Luísa Soares Henriques Antunes, apresentou o seu trabalho, referindo a sua identidade e o seu trajeto de vida, razões do abandono escolar precoce e a experiência profissional na área das confeções. No tema livre explicitou as suas “Memórias da infância: Mezinhas e chás”, de que fez uma descrição interessantíssima. Nos tempos livres referiu as inúmeras viagens que tem feito por Portugal e, também, por Espanha, e fez uma interessante abordagem comparativa, entre diversos lugares e culturas. Considerou, por último o processo RVCC como uma mais-valia e frisou a sua vontade de continuar para o nível B3, pois no seu entender, continuar a aprender ao longo da vida é fundamental.

António Manuel dos Santos Leal, apresentou o seu trabalho e descreveu o seu percurso escolar e razões do abandono e entrada precoce no mundo do trabalho. Detém uma longa experiência como pedreiro, experiência que explicitou em detalhe. No tema livre defendeu a produção biológica dos produtos agrícolas e a sua qualidade, sob o titulo “A Minha Horta”. Fez um balanço positivo do processo RVCC e como plano de futuro pretende prosseguir para o nível B3.

Maria Guilhermina Silva Ferreira Gomes, apresentou-se, descreveu o seu percurso, vivências escolares e razões do abandonado escolar. Descreveu pormenorizadamente a sua experiência profissional, experiência especializada como costureira numa confeção, ao longo de mais de trinta anos. Referenciou as festas da sua terra, Vale Formoso e o seu lazer. Mostrou a sua satisfação com o processo de RVCC e a equipa que a acompanhou e afirmou a sua vontade de prosseguir com a formação ao longo da vida, nomeadamente concluir o nível de certificação B3.
Como todos os adultos que a precederam, apresentou um tema/trabalho exemplificativo de cada área do nível básico, nomeadamente, de Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e TIC.
A todos os adultos certificados, os merecidos parabéns da equipa técnico pedagógica do CNO da Escola Secundária Campos Melo e que o futuro vos proporcione sucesso na concretização dos vossos projetos de vida.

A Profissional RVC:
Dr.ª Olga Marques Filipe

Sem comentários: