sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sessão de Júri, Nível Secundário, Abril 2012



No dia 12 de Abril de 2012, pelas 14.30 horas, no Auditório da Escola Secundária Campos Melo, iniciou-se a sessão de júri dos candidatos de RVC, sob a presidência da coordenadora Dr.ª Rosa Macedo, com a presença da avaliadora externa Dr.ª Sandrina Marques e da Profissional de RVC Dra. Olga Marques Filipe, e das formadoras Dra. Anabela Costa, Dr.ª Fernanda Paiva, Dr.ª Helena Mourão, Dr. Lurdes Brás, Dra. Adélia Rocha e Dr.ª Rosa Cruz.

Após a abertura da sessão feita pela coordenadora do Centro Novas Oportunidades, Dra. Rosa Macedo, cada candidato apresentou a experiência da sua História de Vida, a partir da qual se explicitaram competências. A Dr.ª Sandrina Marques colocou as questões que achou pertinentes, bem como outros elementos da mesa, aos candidatos que deram as respostas adequadas.

 


            João Henrique Martins Antunes da itinerância de Belmonte, apresentou o seu portfólio, denominado “Uma Vida Construída”, justificando assim a sua experiência de vida ligada à construção. Descreveu em profundidade o seu percurso escolar, que concluiu em Belmonte no agrupamento de escolas Pedro Álvares Cabral. Referenciou os seus tempos livres ligados às novas tecnologias, mas mantendo o estreito convívio com amigos e familiares. A sua experiência profissional está, desde sempre, ligada ao sector da construção civil, como condutor-manobrador de equipamentos de elevação, cujo CAP detém. O tema livre que escolheu desenvolver foi o da evolução automóvel, já que é um tema que lhe interessa, e como demonstrou, domina em vários aspetos, entre outros que abordou, os ligados à evolução tecnológica e a construção, também, à segurança, à preocupação ecológica (normas ambientais). Nos seus projetos de futuro prospetiva progredir na carreira de condutor/ manobrador, constituir família e formar-se com cursos profissionais adequados à sua experiência profissional.

Maria da Conceição Leitão Ferreira da itinerância de Peraboa, deu o títuloAs voltas da Vida” ao seu portefólio, sublinhando o seu percurso e vida que se iniciou em Évora e depois de algumas mudanças, estabilizou em Peraboa. Fez referência à sua família e trajeto escolar, bem como às razões do abandono escolar. Expôs em pormenor a alargada aprendizagem profissional, e a atual atividade de apoio ao idoso no Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro. Salientou a importância das formações profissionais que tem vindo a obter, aperfeiçoando deste modo, os seus conhecimentos e desempenho profissionais, desde o curso de Costureira Modista até ao Curso de Apoio Domiciliário e Higiene e Segurança do Idoso, passando pelo Curso de Cozinha, Saúde e Socorrismo e Relações Interpessoais, entre outros. Optou por expor no tema livre as suas “Manualidades”, ou seja, diversos trabalhos manuais que efetua com cariz lúdico. As suas expetativas futuras passam pela estabilidade no empego e continuidade da formação ao longo da vida.

Paulo Jorge Proença Maia, apresentou o seu portefólio a que deu o título de “o trabalho de uma vida”. Referenciou a sua família e percurso escolar, bem como o seu contexto de desenvolvimento. Sendo atualmente empresário, a sua área de atuação profissional desdobra-se entre a eletricidade, em que é certificado, e canalizador. Também é técnico de piscinas, e nesse âmbito, no tema livre aprofundou e descreveu minuciosamente, a aplicação de tela e manutenção de piscinas, atividade que desenvolve regularmente. Fez referência à sua atividade de tempos livres, a caça. No final referiu o impacto positivo que o RVCC tem tido na sua vida e explicitou os seus planos de futuro.
Sérgio Manuel Santos Mingote apresentou o seu portefólio a que deu o título de “Aprender sempre”. Referenciou as suas aprendizagens formais, bem como o seu contexto de desenvolvimento familiar. Quanto à sua área de atuação profissional, esta centrou-se, desde sempre, na venda ambulante de peixe. Nos seus tempos livres dedica-se aos desportos motorizados, assunto que escolheu como tema de análise. A terminar, referiu o impacto positivo que o RVCC tem tido na sua vida e explicitou as suas expetativas futuras.
Hélder Manuel Reis Miguel apresentou o seu portefólio intitulado “um conjunto de experiências” e detalhou o seu percurso escolar, e também as experiências profissionais. Referiu os seus tempos livres e como tema livre expôs a evolução da empresa onde trabalha, a Fábrica Brás & Brás que produz os famosos queijos de Peraboa (incluindo o queijo kosher), desde a sua origem como pequena empresa familiar até às exportações da atualidade. Concluiu, referindo o efeito positivo que o RVCC tem tido na sua vida e explicitou os seus projetos futuros.

Daniel Ribeiro Ferreira que nasceu em França, apresentou o seu portefólio a que deu o título “as metamorfoses de uma vida”. Apresentou o seu percurso escolar e variadíssimas práticas profissionais, em que a experiência na mecânica sobressai. Nesse sentido fez uma demonstração de competências através da desmontagem e montagem do motor de um carro, explicando passo a passo a execução. Nos seus planos de futuro manifestou o desejo de emigrar para o seu país de origem, referindo a importância de concluir certificação de nível secundário para a sua qualificação e ingresso num novo mercado de trabalho.


Pela qualidade dos portefólios, apresentações e demonstrações os merecidos parabéns de toda a equipa, com votos de um futuro brilhante.

A Profissional de RVC
Dr.ª Olga Marques Filipe

Sem comentários: