terça-feira, 22 de maio de 2012

Júri de Certificação de Nível Básico - 3 de Maio



No dia 3 de Maio de 2012 decorreu no Auditório da Escola Secundária Campos Melo, mais uma sessão de júri dos candidatos de RVC, sob a presidência da coordenadora Dr.ª Maria Rosa Macedo, com a presença do avaliador externo Dr. Leopoldo Rodrigues, da Profissional Dra. Olga Filipe e das formadoras Dra. Anabela Costa e Dr.ª Maria Cardoso.






Maria Adelina Pinto Gonçalves Alves apresentou o seu trabalho “ As Letras da minha Vida” e fez um resumo do seu percurso escolar. Com um longo Percurso profissional que em pormenor, desde Toulouse (France) ao Colmeal da Torre, em diversas funções como por exemplo costureira as mais recenes funções de Ajudante de Lar e Centro de Dia. Nesse sentido descreveu a formação profissional a que acedeu ao longo do seu percurso, formação pertinente às funções que foi desempenhando, como: Geriatria e Higiene Pessoal e Boas Práticas de manipulação alimentar e higienização. Abordou no tema livre “A deficiência em Portugal: a minha experiência”, onde refletiu e debateu brilhantemente a deficiência e a especificidade do Síndroma de Alexander, dando conta do se envolvimento pessoal. Expôs ainda, um tema/trabalho exemplificativo de cada área do nível básico, nomeadamente, de Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e TIC. No final sublinhou a importância pessoal, social e profissional do processo de reconhecimento de competências, súmula do conjunto das suas aprendizagens ao longo da vida.


Maria Irene Afonso Carvalho Clara apresentou o seu trabalho “O meu portefólio de competências” e referenciou o seu percurso escolar e razões da entrada precoce no mundo do trabalho, inicialmente como emigrante em França e posteriormente, já em Portugal, no Colmeal da Torre, onde a exerce a profissão de auxiliar no Centro de Dia. Nesse sentido, no tema livre expôs o seu conhecimento prático sobre “A emigração nos anos 70””. Expôs ainda, um tema/trabalho exemplificativo de cada área do nível básico, nomeadamente, de Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e TIC. Por último, realçou o significado do processo RVCC e o sentido positivo que o mesmo teve para a sua vida.


Maria Gorete Almeida Gomes apresentou o seu trabalho a que deu o título “O conjunto da minha vida”, referindo o seu trajeto escolar, e ingresso no mundo do trabalho onde tem exercido várias funções desde repositora a chefe de departamento no Pingo Doce. Referiu a pertinência da extensa formação que tem feito ao longo do seu trajeto e sua importância para a eficácia da prática profissional. Referenciou em termos de lazer, o seu interesse pela Escócia que visitou e continua a visitar. No tema livre debruçou-se em pormenor sobre a pesquisa que fez acerca do trabalho dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo. Expôs ainda, um tema/trabalho exemplificativo de cada área do nível básico, nomeadamente, de Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e TIC. Não deixou de frisar a importância do processo RVCC e da certificação a que se propôs em todas as dimensões da sua vida.


João António Henriques Roque apresentou o seu Portefólio, referindo a sua identidade e o seu trajeto de vida, razões do abandono escolar precoce e a vivência do serviço militar, na polícia aérea. Descreveu e refletiu sobre a sua experiência profissional na áreas diversificadas, entre outras, mecânica, têxteis, segurança e operador de OPLS no Pingo Doce. Apresentou s seus tempos livres, ligados ao desporto e às viagens. No tema livre optou por descrever uma localidade de montanha e a sua intensidade cívica “O Associativismo em Teixeiras de Cima”. Expôs ainda, um tema/trabalho exemplificativo de cada área do nível básico, nomeadamente, de Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e TIC. Considerou, por último o processo RVCC como uma mais-valia e frisou a sua vontade de prosseguir a aprendizagem ao longo da vida.


Telma Carla Rebelo de Almeida Marques apresentou o seu portefólio e descreveu o seu percurso escolar e entrada no mundo do trabalho. Detém uma relevante experiência como colaboradora do Pingo Doce, como operadora de caixa. Na dimensão de Lazer apresentou as suas numerosas viagens à Alemanha, onde tem família, e confrontou culturas e tradições com Portugal. No tema livre apresentou a “Infertilidade”, sobre a qual se debruçou reflexivamente e também, sobre a adoção.  Expôs ainda, um tema/trabalho exemplificativo de cada área do nível básico, nomeadamente, de Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e TIC. Fez um balanço positivo do processo RVCC e descreveu-o como uma mais-valia para a sua vida.


Hugo Alexandre Esteves Salcedas apresentou o portefólio e descreveu o seu percurso, vivências escolares e razões do abandonado escolar. Descreveu pormenorizadamente a sua experiência profissional e formativa, desde empresário por conta própria até à experiência no Pingo Doce como operador. Apresentou nesse sentido, como tema livre, “Produtos importados Versus Produtos nacionais: o caso das frutas e dos legumes” relacionado com a sua prática profissional diária. Expôs ainda, um tema/trabalho exemplificativo de cada área do nível básico, nomeadamente, de Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e TIC. Mencionou a sua satisfação com o processo de RVCC e a equipa que o acompanhou e afirmou a sua vontade de prosseguir com a formação ao longo da vida.
Maria da Luz Silva Azevedo apresentou o seu trabalho que intitulou “O reflexo de uma Vida”. Fez um resumo do seu percurso escolar e do trajeto profissional, que descreveu em pormenor, focalizando a sua experiência no Pingo Doce. Sublinhou a importância da formação no seu desempenho profissional. Abordou no tema livre “A Violência doméstica”, onde contextualizou a problemática numa perspetiva crítica. Expôs ainda, um tema/trabalho exemplificativo de cada área do nível básico, nomeadamente, de Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e TIC. Por fim, sublinhou a importância pessoal, social e profissional do processo de reconhecimento de competências, súmula do conjunto das suas aprendizagens ao longo da vida.


A todos os adultos certificados, os merecidos parabéns da equipa técnico pedagógica do CNO da Escola Secundária Campos Melo e que o futuro vos proporcione sucesso na concretização dos vossos projetos de vida.


A Profissional de RVC:


Dr.ª Olga Marques Filipe



Sem comentários: