segunda-feira, 21 de maio de 2012

Júri de 24 de Abril de 2012


No dia vinte e quatro do mês de Abril de 2012, pelas 14.30 horas, realizou-se no Auditório da Escola Secundária Campos Melo, a sessão de júri dos candidatos de RVCC de nível B2, sob a presidência da Dra. Rosa Macedo, com a presença do avaliador externo Dr. Leopoldo Rodrigues e de toda a equipa técnico-pedagógica.
Cada candidato, utilizando como suporte informático o PowerPoint, realçou as competências adquiridas e exploradas ao longo da vida. 
A adulta Ana Jota da Costa na sua apresentação abordou a sua experiência de vida a nível escolar, profissional e formativa tendo escolhido como tema livre “As minhas viagens” no qual comentou dois tipos de turismo diferentes, nomeadamente, o turismo de Lazer (Viagem a Sevilha) e o turismo de Fé (viagem ao Santuário de Fátima a pé). Posto isto, esta demonstrou conhecimentos nas quatro áreas de competências chave e realçou a importância do processo de RVCC na sua vida, uma vez que se encontra desempregada. No final agradeceu a toda a equipa que a acompanhou e traçou os seus objetivos para o futuro, sendo eles: ter saúde para conseguir os seus objetivos, trabalhar por conta própria – uma loja de roupa, ter possibilidades financeiras para viajar por todo o país e concluir o 9º ano de escolaridade.
A adulta Maria da Conceição Cruz Isento Fernandes na sua apresentação abordou a sua experiência de vida a nível escolar, profissional e formativa tendo selecionado como tema livre “A Costura” no qual aprofundou os seus conhecimentos de costura. Posto isto, esta demonstrou conhecimentos nas quatro áreas de competências chave e realçou a importância do processo de RVCC na sua vida, uma vez que se encontra desempregada. No final agradeceu a toda a equipa que a acompanhou e traçou os seus objetivos para o futuro, sendo eles: continuar a trabalhar por conta própria; gostava de ter um atelier de costura; acabar o 9º ano; frequentar um curso de Informática; ter saúde e ser feliz bem como uma reforma digna.
A adulta Maria Teresa dos Santos Fonseca Gaspar na sua apresentação referiu a sua experiência de vida a nível escolar, profissional e formativa tendo abordado como tema livre “Apoio familiar” no qual demonstrou a importância de um acompanhamento familiar na transmissão de valores, costumes e tradições entre gerações. Após isto esta demonstrou conhecimentos nas quatro áreas de competências chave e realçou a importância do processo de RVCC na sua vida, uma vez que se encontra desempregada. No final agradeceu a toda a equipa que a acompanhou e traçou os seus objetivos para o futuro, sendo eles: trabalhar com crianças, aprofundar os conhecimentos em informática, concluir o 9º Ano de Escolaridade e ajudar a família.
A adulta Laura Maria Libânia Pires Goulão na sua apresentação falou sobre a sua experiência de vida a nível escolar, profissional e formativa tendo abordado como tema livre “A adoção em Portugal” no qual abordou a sua experiência familiar em relação à adoção. Após isto esta demonstrou conhecimentos nas quatro áreas de competências chave e realçou a importância do processo de RVCC na sua vida, uma vez que se encontra desempregada. No final agradeceu a toda a equipa que a acompanhou e traçou os seus objetivos para o futuro, sendo eles: concluir o 9º ano; ter saúde; ajudar a família e frequentar um curso de formação de Informática.
A adulta Maria do Carmo Neves Batista Fernandes na sua apresentação abordou a sua experiência de vida a nível escolar, profissional e formativa tendo escolhido como tema livre “A epilepsia” no qual abordou a sua experiência familiar em relação à doença. Posto isto, esta demonstrou conhecimentos nas quatro áreas de competências chave e realçou a importância do processo de RVCC na sua vida, uma vez que se encontra desempregada. No final agradeceu a toda a equipa que a acompanhou e traçou os seus objetivos para o futuro, sendo eles: frequentar um curso de formação em TIC, trabalhar com idosos e ter mais saúde.
A adulta Olga Fernanda Oliveira Marques Ascensão na sua apresentação referiu a sua experiência de vida a nível escolar, profissional e formativa tendo abordado como tema livre “Auxiliar de Ação Médica” a qual realçou as funções desempenhadas e os aspetos positivos e negativos da função. Após isto esta demonstrou conhecimentos nas quatro áreas de competências chave e realçou a importância do processo de RVCC na sua vida, uma vez que se encontra desempregada. No final agradeceu a toda a equipa que a acompanhou e traçou os seus objetivos para o futuro, sendo eles: voltar a trabalhar como auxiliar de ação médica no Hospital; viver muitos anos e ser feliz ao lado do seu marido e dos meus filhos e ter uma reforma digna.
A adulta Salomé Adolfo de Jesus do Canto na sua apresentação abordou a sua experiência de vida a nível escolar, profissional e formativa tendo selecionado como tema livre “os Tempos Livres” a qual realçou as atividades de tempos livre que pratica sendo a principal a de avó. Após isto esta demonstrou conhecimentos nas quatro áreas de competências chave e realçou a importância do processo de RVCC na sua vida, uma vez que se encontra desempregada. No final agradeceu a toda a equipa que a acompanhou e traçou os seus objetivos para o futuro, sendo eles: conseguir arranjar trabalho na área fabril ou como ama; gostava de ter uma quinta; ter saúde e ajudar a família em tudo o que poder.
O adulto José Manuel Jesus Sardinha na sua apresentação abordou a sua experiência de vida a nível escolar, profissional e formativo tendo selecionado como tema livre “O tempo da Tropa” o qual realçou os tempos vivenciados na tropa principalmente na Guerra colonial em S. Tomé e Príncipe. Após isto este demonstrou conhecimentos nas quatro áreas de competências chave e realçou a importância do processo de RVCC na sua vida, uma vez que se encontra desempregado. No final agradeceu a toda a equipa que o acompanhou e traçou os seus objetivos para o futuro, sendo eles: arranjar trabalho como motorista; poder adquirir uma pequena quinta para cultivar e ocupar o seu tempo; que o seu filho mais novo continuasse os estudos e completasse um curso superior e ter saúde para poder ajudar a criar o seu neto.
No final da sessão toda a equipa deu os parabéns aos candidatos pelas suas excelentes apresentações motivando-os para continuarem a lutar pelos seus objetivos.

A Profissional de RVC
Dra. Mónica Xavier

Sem comentários: