quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Testemunho Marta Morais



IMPACTO DO PROCESSO RVCC NA MINHA VIDA






Terminado o Portfólio da história da minha vida, compilação que reúne, não só o trabalho, esforço e dedicação despendidos ao longo dos últimos meses, mas também, o relembrar de todo um conjunto de vivências, conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da minha vida, a nível familiar, profissional e social. Para além de relembrar todas as aprendizagens e competências que adquiri ao longo dos meus trinta e três anos, esta experiência serviu também para ver reconhecidas ao nível do 9.º ano, competências em diferentes áreas do saber: Cidadania e Empregabilidade, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Matemática para a Vida e Linguagem e Comunicação.

É claro que me debati com algumas dificuldades, especialmente em termos de disponibilidade, porque a minha atividade profissional exige demasiado rigor e concentração no cumprimento do serviço, com várias horas de permanência para além do horário normal, em função das constantes alterações introduzidas à legislação, na aplicação de novos programas informáticos, assim como, na responsabilidade de orientar, coordenar, supervisionar e executar as atividades desenvolvidas, que tenho a meu cargo.

Por outro lado, considero gratificante verificar que consegui atingir o objetivo a que me propus, superando as dificuldades ocorridas, para o que muito contribuiu a minha motivação pessoal, o estímulo e incentivo do meu namorado e a cooperação dos professores que me orientaram.

Nesta tarefa de sistematizar e valorizar conhecimentos adquiridos ao longo da vida podemos, finalmente, dar valor à escola da vida, às experiências que vamos coligindo e à forma como vamos fazendo opções. Nem sempre é um trajeto fácil. Não raras as vezes, levou-me a reconhecer lados negativos, em experiências que recordava como inteiramente positivas e perceber consequências positivas em acontecimentos negativos. A autoavaliação e a autocrítica requereram ao longo deste processo um grande esforço e adaptação.

Na minha perspetiva, vivemos numa sociedade virada para o “parecer” e muito pouco preocupada com o ser. Todavia, neste processo de “oportunidade” descobri quem sou, “amolguei-me” e viajei à procura de mim mesma. Encontrei neste caminho “esqueletos no armário” e vesti-o de cores foliadas para esconder a dor. Muitas vezes, quando somos obrigados a refletir, somos também obrigados a despi-los e encará-los de frente, em toda a sua fealdade. O resultado? Às vezes só crescimento, outras vezes ainda a dor… de pensar.

Toda esta expedição é isto e muito mais, é odisseia, um exame e um julgamento ao "filme" da minha vida, quando deixamos de ser “somente” os protagonistas e passamos a ser, concomitantemente, críticos ferozes da nossa própria atuação.



Marta Cristina Dionisio Morais
Covilhã 


Nível B3  - certificação em finais de Novembro de 2012
Profissional RVC Dr.ª Olga Marques Filipe 
 

1 comentário:

Ana Leite disse...

Um testemunho verdadeiramente interessante e muito bom. Do melhor.