sábado, 24 de julho de 2010

Certificação 15 Julho 2010

No dia 15 de Julho foram certificados mais quatro formandos com o nível secundário.

Pedro Ferreira deu maior ênfase às competências adquiridas no mundo do futebol.

Já a formanda Edinai Santana explorou a perspectiva que os portugueses têm da sua terra natal, o Brasil. Para si este país não foi descoberto mas sim colonizado pelos portugueses. Os primeiros habitantes da terra de Vera Cruz foram os índios. A formadora de CLC, a Dr.ª Maria da Luz, reforçou esta ideia explicando como Pedro Vaz de Caminha, na carta que redigiu ao monarca português aquando da chegada dos portugueses ao Brasil, fala do “achamento” de uma terra onde os habitantes tinham as vergonhas à mostra. Conforme a candidata demonstrou os brasileiros actualmente estão a fazer um enorme esforço pela redescoberta das suas origens e a valorização da cultura índia local, principalmente por razões relacionadas com questões turísticas. Noutro episódio da sua vida referiu como a época do apagão no Brasil influenciou positivamente as suas práticas quotidianas e reeducou muitos brasileiros em questões relacionadas com o domínio do consumo energético.

Nuno Cassapo destacou as competências adquiridas em contexto profissional. Actualmente é responsável pela organização de rotas dos transportes rodoviários. No fim explorou de modo entusiasta a sua paixão pela Banda Desenhada do Astérix e Obélix. Mostrou ainda como os desenhos e as próprias histórias situam bem no tempo e espaço no Império Romano.

Por último, Cláudia Bento, formanda oriunda da itinerância da Erada, demonstrou como o ser humano se revela mesmo no período mais difícil. Para exemplificá-lo contou que os funcionários da empresa onde trabalhava alertaram os patrões para a existência de ratos na fábrica. Perante o cepticismo dos seus superiores os funcionários decidiram alimentar os animais até ao ponto de estes terem um tamanho considerável capaz de impedir a que fosse negada a sua existência.

Perante a forma brilhante como apresentaram o trabalho desenvolvido ao longo do processo todos os candidatos estão de parabéns.

Votos de felicidades são os desejos do profissional RVC que os acompanhou

Sérgio Mendes



Sem comentários: