quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Júlio Santos é o exemplo que nunca é tarde para aprender!


Estudante aos 89 anos
Programa Boa Tarde - SIC
 
Originário da Vila do Paul – Covilhã, Júlio Santos aprecia a sua vida de tal forma que se limita a desfrutar as pequenas coisas que esta lhe oferece. Foi com este intuito que após ter concluído o processo de nível básico se aventurou a frequentar o processo de nível secundário. Durante o mesmo descreveu o seu percurso de vida e as competências adquiridas ao longo das suas OITENTA E NOVE primaveras das quais fazem parte muitas memórias do Paúl e de Lisboa, da Refinaria do Ultramar e do Centro Nacional de Cultura, dos Ranchos dos quais fez parte e ainda dos Estádios de Alvalade e da Tapadinha onde passou várias tardes de domingo.
Dada a sua natureza impar Júlio Santos foi convidado do programa Boa Tarde, da SIC, onde descreveu, entre outros episódios, a sua passagem pelo Centro de Novas Oportunidades da Escola Campos Melo. Os momentos desta entrevista podem ser (re)vistos em http://www.sic.pt/online/video/programas/boa-tarde/2011/1/estudante-aos-89-anos25-01-2011-16553.htm
Numa imagem que retrata o seu percurso na nossa escola aqui fica um poema da sua autoria.

Alguém um dia me convidou
E fizeram muito bem
Se queria ir estudar
Para chegar mais além.
O saber não ocupa lugar,
Lá diz o velho rifão
E por isso vim estudar,
Com toda a satisfação.
(…)
Já alguém me disse mas para quê
Andares a quebrar a cabeça
Na tua idade já não adiantas,
Evitar que algo te aconteça
Eu sei que nada adianto,
Para a minha vida ou profissão
Mas só sei que para mim.
Só serve de galardão.

Sem comentários: