segunda-feira, 4 de abril de 2011

Testemunho


"O meu nome é César Machado e concluí, no presente ano, o Processo RVCC, de nível secundário.
Este Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível secundário, veio trazer-me novas oportunidades de progresso, a nível profissional.
Voltei à escola após um grande período de tempo. Ao concluir o 12.º ano, senti um grande orgulho e satisfação pessoal, pois revivi a juventude e reaprendi a pensar na escrita, o que me aguçou ainda mais o gosto pela leitura. Atingi novos objectivos de vida, novas motivações, que em muito espero contribuírem para a melhoria da minha qualidade de vida.
Este processo RVCC foi centrado exclusivamente em mim e nas competências que adquiri ao longo da vida, nos diversos contextos. Enquanto adulto, descobri, explorei, descrevi, aprendi e renasci.
Para a realização deste processo, tudo em mim mudou, inclusive os meus comportamentos. A minha criatividade e, consequentemente, o meu dinamismo foram postos à prova. Pesquisei e estudei para que todas as metas fossem atingidas dentro dos parâmetros deste processo. É claro que também vivi este processo de forma muito exaustiva e com frequente ansiedade durante a sua realização, pois sempre tentei dar o meu melhor. Com a minha mudança, todo o meu meio circundante também mudou. A minha família, amigos e colegas, foram as pessoas que também sentiram o quanto eu mudei e o quanto as mudei a elas, porque a aprendizagem é um processo continuo, entre o humano e a sociedade. Nós só crescemos e nos tornamos cultos através da comunicação, que é medida pela linguagem, com os outros.
Então, posso dizer que este foi um processo moroso e reflexivo, mas, em última análise, muito satisfatório, do ponto de vista pessoal.
Escrevi a minha história de vida e reflecti sobre as minhas escolhas, sobre os meus percursos e todos os comportamentos e conhecimentos inerentes aos mesmos.
Com tudo isto, acredito que o ter entrado de novo na escola, mais concretamente, nas NOVAS OPORTUNIDADES, afinal valeu a pena, pois APRENDER COMPENSA!
Em tom de conclusão, sendo eu uma pessoa, que quando vai à luta não é de desistir, também neste processo lutei para este pequeno grande “sonho” se realizasse.
A realização deste processo representou o concretizar do sonho de voltar à escola, já que quando era criança, não gostava de lá andar.
Quanto ao processo RVCC em si, esse por vezes não era fácil de entender. Dava voltas na minha ideia para saber o que os formadores pediam, mas com a ajuda da Dr.ª Vera, com a sua simpatia, paciência, amabilidade e humildade, lá ia dando a volta ao texto para nos fazer entender qual o objectivo dos seus pedidos.
Os temas pedidos, para além de serem exigentes, foram também bastante interessantes. Este facto “obrigava-me”, por vezes, a consultar a internet, o que fez que deste modo também desenvolvesse outros conhecimentos. O computador foi sempre um fiel amigo, não só nas pesquisas, como na elaboração deste meu trabalho. Considero que, agora, tenho menos dificuldades em trabalhar com o computador, do que no início. Escrevo os meus textos com facilidade, faço pesquisas mais selectivas, pelo que, por causa dele, considero-me mais informado, actualizado e integrado no mundo moderno: o das Novas Tecnologias da Informação.
Apesar da dificuldade em conciliar a vida pessoal e profissional, com o regresso aos estudos, não deixei que o que quer que fosse impedisse que eu atingisse a meta final de todo este processo, a que me propus: a obtenção do nível de escolaridade secundário.
Assim, é com muito gosto, prazer e orgulho, que dei a minha tarefa por concluída e recomendo a todos que se proponham a este desafio que eu me propus e que conclui."

Sem comentários: