segunda-feira, 13 de junho de 2011

Novas Oportunidades a Ler+

Comemora-se hoje o 123º aniversário de um dos maiores escritores da história da literatura portuguesa, Fernando Pessoa. Nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888, e morreu no dia 30 de novembro de 1935.
Podemos dizer que a vida do poeta foi toda dedicada a criar e que, de tanto criar, deu vida a outras vidas, a outros homens, com uma individualidade, uma existência e uma verdade próprias. São os seus heterónimos, de quem certamente já ouviram falar, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro ou Bernardo Soares. Cada um, à sua maneira, faz profundas reflexões sobre a existência humana, a verdadeira identidade e finalidade do homem. É, provavelmente, por esta tamanha riqueza intelectual que Pessoa nos diz “ Viver não é necessário; o que é necessário é criar”. Por este mesmo motivo é considerado por muitos como um enigma, uma mistério complexo que dificilmente se consegue desvendar.
No entanto, talvez seja conhecido pela maior parte dos portugueses pela sua obra de cariz patriótico, Mensagem. Aqui encontram-se exaltadas conhecidas personagens da história de Portugal. Todos os portugueses já declamaram, pelo menos uma vez na vida, versos do poema “Mar Português”, senão vejamos. “Ó mar salgado, quanto do teu sal/São lágrimas de Portugal”. Amou a nação como qualquer bom português, divulgando a nossa língua com um empenho que lhe agradecemos. Diz mesmo num dos seus versos “ A minha pátria é a língua portuguesa”. Não nos esqueçamos destas palavras que fazem cada vez mais sentido na actualidade.
A sua criação poética foi muito para além de tudo o que possa imaginar, deixando-nos uma vasta criação literária e um riquíssimo legado de poemas que nos fazem reflectir e até nos podem servir como lema e ensinamento de vida. Neste sentido, partilho com todos um poema lindíssimo do poeta que hoje homenageamos. A todos os que passaram pelo nosso Centro, àqueles que ainda aqui estão e aos que virão (e serão muitos, certamente), tomem estas palavras como um exemplo de vida.

Felicidade

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não
esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela
vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no
recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da Vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."


Fernando Pessoa

                                                           A Formadora de CLC, Maria da Luz Belizário













Sem comentários: