sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sessão de Júri de Nível Básico - 19 de Maio

No dia 19 de Maio realizou-se na Junta de Freguesia de Aldeia do Souto uma sessão de júri dos candidatos de RVCC, sob a presidência da Dr.ª Rosa Macedo, com a presença com a presença do Mestre Leopoldo Martins Rodrigues, da Profissional RVC Dr.ª Olga Filipe e dos Formadores Dr.ª Anabela Costa, Dr. Nuno Ramalho e Dr. Romeu Macedo.
Estiveram ainda presentes como convidados, o Sr. João Gomes, Presidente da Junta de Freguesia de Aldeia do Souto e o secretário da mesma.




Após a abertura da sessão feita pela coordenadora do Centro Novas Oportunidades, Dra. Rosa Macedo, cada candidato apresentou o seu trabalho recorrendo para tal à projecção de diapositivos em PowerPoint. Esta apresentação descreveu o percurso e interesses pessoais, o percurso profissional, a experiência escolar, a razão do abandono escolar e a motivação que cada candidato para o ingresso no processo de RVC.

 No decurso de cada apresentação, o senhor avaliador externo fez as perguntas que achou pertinentes aos candidatos, perguntas essas que se prenderam com a clarificação ou desenvolvimento de determinados aspectos, designadamente, a explicitação da preferência do processo RVCC em relação a outras opções educativas, bem como o impacto/balanço que os mesmos fazem do processo nas suas vidas, questionando especificamente as vivências e aquisição das suas aprendizagens. Os candidatos, por sua vez, deram as respostas adequadas, deixando claro possuírem as competências que pretendem ver reconhecidas e validadas, dando, para além do mais, testemunho da forma empenhada e rigorosa como decorreu o processo de formação, deste modo e em síntese:

A primeira candidata Anabela da Silva Segurão Pina Gomes apresentou a júri a sua vivência escolar e a sua experiência em distintas funções ligadas às confecções e à prestação de cuidados a idosos. Descreveu a sua vivência como catequista e, como tema livre, escolheu falar sobre o recurso natural - a Serra da Estrela, e as valias turísticas para a região. Não deixou de expressar a inadiável necessidade de prosseguir com a formação profissional, de modo a enriquecer o seu currículo, devido à actual de situação de desemprego que vivencia explanando, para além disso, múltiplos planos de futuro.

A segunda candidata Ana Paula Carvalho Figueiredo Branco apresentou a júri a sua vivência escolar e a sua experiência em distintas funções ligadas, à agricultura, às confecções e a mais recente, na função auxiliar na Escola Primária de Vale Formoso. Destacou na dimensão cívica a participação como Mordoma das Festas de Nossa Senhora da Saúde e de Santo Antão. No tema livre descreveu o Turismo Rural na Aldeia – Quinta Formosa. Referiu os seus planos de futuro, que concluiu com a frase que a inspirou ao longo do processo: Quem vai mais longe, é quem tem mais vontade de ultrapassar as dificuldades!  

A terceira candidata Lúcia Conceição Caetano da Silva apresentou-se e relembrou as aprendizagens da sua vida e a experiência de B2 pelo processo RVCC no CNO da ESCM. Descreveu a sua actividade no sector têxtil e da área de prestação de serviços em Paris, experiência bastante significativa. Optou, em consonância, por falar no tema livre nos monumentos de Paris explanando, para além disso, os seus planos de futuro.

A quarta candidata Cristina Maria Alexandre Gomes, relembrou a sua infância e percurso escolar. Do mundo do trabalho expressou as suas vivências. Referenciou como tema a importância do desporto para o equilíbrio do ser humano. Manifestou interesse em prosseguir na via da aprendizagem ao longo da vida.

O quinto candidato Hélder Madaleno dos Santos iniciou a sua apresentação referindo o seu percurso escolar. Explanou a sua experiência profissional em várias funções, na construção civil e na agricultura. Em termos de participação social referiu a participação no Grupo de Bombos e pronunciou-se sobre a sua vivência em França. Referiu por último, a vontade de se continuar a formar.

A sexta candidata Adriana Isabel Rafael Teixeira descreveu o seu percurso escolar e referiu várias experiências profissionais. Destacou, os seus tempos livres e a sua capacidade para a doçaria, a pintura de esculturas e outros trabalhos manuais em tecido. Finalmente referiu como planos de futuro a vontade de frequentar formação para se enriquecer.

            O sétimo candidato Daniel António Ramos Pinheiro, iniciou a sua apresentação referindo o seu percurso escolar. Explanou a sua experiência profissional, em várias funções na construção civil e na agricultura e, ainda, a recente função nos serviços limpeza e manutenção de jardins na Junta de Freguesia de Aldeia do Souto. Em termos de participação social referiu a participação no grupo de bombos e do Grupo de Cantares da Aldeia do Souto. Referiu como tema livre A vida de pastor, que bem conhece. Referiu por último, a vontade de se continuar a formar.


Posteriormente, e no sentido de propiciar um momento de convivência e partilha, foi oferecido pelo presidente da Junta de Aldeia do Souto um jantar nas instalações da antiga escola primária.
.
A todos os adultos certificados, os merecidos parabéns da equipa técnico pedagógica do CNO da Escola Secundária Campos Melo e que o futuro vos proporcione mais aprendizagens.

A Profissional RVC, Dr.ª Olga Marques Filipe



Sem comentários: