quarta-feira, 6 de julho de 2011

EFA - Saber Aprender, Saber Fazer…


Tiago Santos – Curso EFA C 1I

O curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) tem, antes de mais, uma conotação muito importante na qual se baseia pois é uma formação de e para adultos. É crucial perceber este ponto para que, posteriormente, possamos caracterizá-lo melhor.

Sendo um curso para adultos, exige, à partida, uma maturidade que permita a assimilação de conteúdos que são, principalmente, de teor reflexivo, exigindo assim ao formando uma boa capacidade de estruturação de ideias e de, acima de tudo, pensar por si próprio. Podemos desta forma assumir que é necessário que o formando esteja dotado de forte autonomia intelectual.

Por outro lado, não só é um curso para adultos, mas também um curso de formação de adultos. Isto é, é preciso ser adulto para o frequentar, mas frequenta-se para formar adultos. Na medida em que cada formando, aproveitando ao máximo as aprendizagens, deverá finalizá-lo com um maior sentido de responsabilidade, maturidade e, obviamente, com mais e melhores competências para a sua vida pessoal e profissional.

Sendo um método de aprendizagem e de ensino diferente e alternativo ao comum, também as suas temáticas e conteúdos o são. Mas, mais importante e significativo é, a meu ver, a forma como as mesmas são abordadas. Num sentido geral, esta abordagem divide-se, principalmente, em duas vertentes. Primeiro, os temas são abordados em função da necessidade actual e real de os compreender, face a uma vida adulta. Por exemplo, os direitos e deveres, num contexto pessoal, profissional e comunitário, a que cada um de nós está obrigado enquanto cidadão. Em segundo, e em último lugar, estes são abordados numa perspectiva profissional e crítica por parte do formando. Profissional, no sentido de os aplicar a situações de trabalho como seja, a título de exemplo, a análise do código do trabalho e a posterior contextualização através de situações hipotéticas. De reflexão crítica, no sentido de incluir o formando no seu processo de formação, dando-lhe a oportunidade de declarar o seu juízo fundamentado em relação ao conteúdo.

Nas áreas de competência são abordadas várias temáticas que vão desde ciências controversas até processos de mudança na sociedade, passando também por temas mais concretos como a poluição, o aquecimento global e a sustentabilidade ambiental que são, sem margem de dúvida, essenciais para uma interacção correcta nos problemas actuais.

É, por isso, fácil de entender que o curso EFA tem como alvo a formação em dois grandes prismas, o pessoal e o profissional. Ao nível pessoal, este revela ser bastante rico. O método de trabalho exige-nos um empenho intensivo e constante, o que por sua vez exige um nível de responsabilidade maior, transmitindo desta forma uma pequena imagem da realidade quotidiana, adulta e responsável, num contexto de cidadania.

Ao nível profissional é, claramente, uma mais-valia, na medida em que nos incute uma melhor noção, consciencialização e prática num ambiente profissional, seja em situações de rotina ou em momentos de adversidade. Este é, na minha opinião, o principal contraste entre o curso EFA e o método de ensino regular comum, o de abordar o processo de aprendizagem de maneira mais pessoal e profissional.

Vejamos que no ensino regular é dada mais importância ao aprofundamento de conteúdos muito específicos e complexos, seja o exemplo da Matemática e da Física. Já no curso EFA, é feita uma redução dessa especificidade e um foco mais presente na contextualização dos conteúdos face à dimensão da sociedade. Diria eu, da vida social.

A meu ver, este curso torna-se bem mais benéfico e adequado ao conceito actual de aprendizagem, pois, no fundo, aprender já não é só ouvir, anotar, perceber, não esquecer e, por fim, utilizar. Na realidade em que vivemos actualmente, é também necessário aprender a aprender, e desta forma concluo e digo, com toda a confiança, que este modelo de ensino faz mais do que sentido e que, tanto eu como os meus colegas saímos vitoriosos, pois agora não só aprendemos, como sabemos aprender e sabemos fazer.

Sem comentários: