segunda-feira, 4 de julho de 2011

Olhares sobre a Iniciativa Novas Oportunidades

De acordo com o Plano Nacional de Emprego e Plano Tecnológico, a Iniciativa Novas Oportunidades assenta numa base clara: “o nível secundário é o objectivo de referência para a qualificação dos nossos jovens e adultos. É este hoje o patamar mínimo para dotar os cidadãos das competências essenciais à moderna economia do conhecimento em que vivemos. É este hoje o patamar mínimo para que possamos adquirir e reter, ao longo da vida, novas competências.

A estratégia da Iniciativa Novas Oportunidades tem dois pilares fundamentais. Em primeiro lugar, fazer do ensino profissionalizante de nível secundário uma verdadeira e real opção, dando Oportunidades Novas aos nossos jovens. Esta é uma resposta há muito reclamada pelo País. É a melhor resposta para os inaceitáveis níveis de insucesso e abandono escolar que ainda temos.

O segundo pilar é o de elevar a formação de base dos activos. Dar a todos aqueles que entraram na vida activa com baixos níveis de escolaridade, uma Nova Oportunidade para poderem recuperar, completar e progredir nos seus estudos. São muitos aqueles que não tiveram, enquanto jovens, a oportunidade para estudar mais e que entraram precocemente no mercado de trabalho. Atingir estes objectivos implica o desenvolvimento profundo e consistente do Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – como forma de medir e certificar competências adquiridas em contextos não formais e informais –, a disponibilização de ofertas complementares adequadas, a construção de um exigente sistema de avaliação de qualidade que assegure a manutenção dos mais elevados padrões de exigência e, essencialmente, o forte envolvimento e compromisso dos trabalhadores e das empresas.

O sucesso da Iniciativa Novas Oportunidades exige um empenhamento profundo de todos – cidadãos, empresas e instituições – na valorização de uma cultura de aprendizagem e na sua efectivação no terreno. Será, seguramente, um caminho muito longo, duro e difícil.” ( in Plano Nacional de Emprego e Plano Tecnológico).

De acordo com um relatório da Direcção-Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia, disponibilizado na Internet, Portugal é um dos cinco países classificados na escala mais elevada ("High") no que respeita ao nível de desenvolvimento em matéria de validação de aprendizagens não formais e informais.

A par de Portugal, ocupam esta posição a Finlândia, a França, a Holanda e a Noruega.

A Escola Secundária Campos Melo ao longo dos 127 anos da sua existência tem revelado ser uma escola inclusiva, onde cada um encontra o percurso mais adequado ao ser perfil.

Para além do ensino regular, a ESCM oferece todas as outras ofertas formativas (CEF, C. Profissionais, CEFA, e RVCC). Ainda temos uma parceria com a ESTEBI, da qual a Escola é associada, a nível dos CET que são formações pós secundárias não superiores que atribuem nível 5 de qualificação profissional.

Para além da formação nas instalações da Escola, continuamos no Estabelecimento Prisional da Covilhã, proporcionando à população reclusa a oportunidade de melhorar as suas habilitações para uma melhor reinserção no mercado de trabalho. Ministrámos aqui cursos do ensino recorrente por unidades capitalizáveis e por módulos. Actualmente oferecemos CEFA e RVCC.

Desde a sua criação (2006), o CNO da ESCM tem vindo a consolidar o seu trabalho na sede do Centro e através de itinerâncias que vão de encontro às necessidades da população das várias freguesias dos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte, contribuindo assim para a melhoria das habilitações académicas e auto - estima destas populações, que de outra forma dificilmente o conseguiriam.

Trata-se de um processo de formação que se tem revelado muito gratificante para toda a equipa pedagógica que acompanha estes adultos, que com muito agrado vêem reconhecido toda a experiência e saber acumulados ao longo da sua vida e simultaneamente revelam muito interesse na aquisição de novos conhecimentos.

O CNO da ESCM, através dos Processos de RVCC, presta um serviço de qualidade, exigência e rigor, pois para além da certificação das competências adquiridas ao longo da vida, os adultos recebem aqui muita formação ministrada pelos nossos formadores e por empresas de formação externas que connosco colaboram, nomeadamente, nas áreas das Tecnologias de Informação, Línguas Estrangeiras e Higiene e Segurança no Trabalho.

A Iniciativa Novas Oportunidades tem o mérito de fomentar a formação e a aprendizagem dos adultos ao longo da vida , contribuindo para uma melhor adaptação ao mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. Tem sido graças à disponibilidade e vontade da equipa técnico - pedagógica do CNO que com muito agrado temos levado esta Iniciativa a muitos adultos da NUT III - Cova da Beira, nomeadamente em várias Escolas, Juntas de Freguesia, Associações e Empresas.

O número de itinerâncias onde temos levado a todos os interessados, a oportunidade de elevar as competências e consequentemente as habilitações, é revelador da importância que também as entidades que connosco colaboram e a quem endereçamos o nosso agradecimento, reconhecem a esta iniciativa.

ADERES – Cortes do Meio
APPACDM – Covilhã
Associação Desportiva do Fundão (local da itinerância – Rádio Cova da Beira)
Associação Jovem Teixo – Teixoso
Beira Serra – Boidobra e Teixoso
Casa do Menino Jesus – Covilhã
Casas de Santiago – Belmonte
Centro Cultural e Recreativo de Malpique
Centro Hospitalar Cova da Beira
Centro Paroquial - Assistência e Formação – Erada
Centro Social N. Senhora dos Remédios – Paúl
Centro Social Santo Aleixo – Unhais da Serra
Consequi SA
Escola EB 2/3 de Belmonte
Escola Básica do Ferro (Junta de Freguesia do Ferro)
Escola EB 2/3 – Paúl
Escola Básica de Peraboa (Junta de Freguesia de Peraboa)
Escola EB 2/3 de S. Domingos
Escola EB 2/3 do Teixoso
Escola EB 2/3 do Tortosendo
Estabelecimento Prisional da Covilhã
Estabelecimento Prisional – Quinta de S. Miguel
Grupo Jerónimo Martins – Pingo Doce (Covilhã e Fundão)
Grupo Sonae – Continente - Covilhã
Junta de Freguesia de Aldeia do Souto
Junta de Freguesia do Canhoso
Junta de Freguesia de Colmeal da Torre
Junta de Freguesia de Maçaínhas
McDonald's – Covilhã
Rancho “ As Andorinhas de Vale Formoso”
Serra Shopping – Covilhã
Sport Lisboa e Águias do Dominguiso
Unidos Futebol Clube do Tortosendo
Vidreira Ideal – Fundão
Coordenadora Pedagógico do CNO - Maria Rosa Antunes Proença Macedo

Sem comentários: