terça-feira, 6 de março de 2012

Sessão de Júri de 28 de Fevereiro










Aos 28 dias de Fevereiro de 2012 teve lugar no auditório da Escola Secundária, mais um júri de certificação, de nível básico, que contou com a presença da equipa técnico-pedagógica, nomeadamente, com a Drª Anabela Campos Costa, Drª Maria Cardoso, Engº Romeu Macedo, Drº Alexandre Ferraz e a Profissional, Drª Vera Pereira. A presidir esta sessão de júri encontrou-se presente, como sempre, a Coordenadora do Centro Novas Oportunidades, Drª Rosa Macedo, tendo também marcado presença a avaliadora externa Sandrina Marques.
A primeira candidata a ser presente a júri foi Maria da Natividade Gomes. A adulta apresentou o seu percurso escolar e profissional, refletindo sobre as aprendizagens adquiridas no mesmo. Nos seus tempos livres a candidata realçou a importância de realizar várias atividades, tais como ouvir música, ver televisão, fazer renda e fazer caminhadas. Como tema livre, a candidata escolheu falar sobre o gosto pela cultura. Ao longo da sua apresentação, a adulta apresentou ainda exemplos das atividades desenvolvidas em cada uma das áreas, refletindo ainda sobre as suas expetativas futuras.
De seguida, apresentou-se a júri a candidata Hermínia Maria Bernardino Nunes. A candidata abordou o seu percurso escolar, profissional e associativo, referindo de forma breve as diferentes competências que adquiriu nos mesmos. Como tema livre, a candidata escolheu falar sobre o Fado, enquanto Património Oral e Imaterial da Humanidade. No decorrer da sua apresentação, a candidata demonstrou ainda as competências adquiridas ao longo da formação nas quatro áreas de competência-chave. A candidata terminou a sua apresentação, realçando a ideia que a cultura está acima da diferença da condição social.
A terceira candidata a ser presente a júri, Maria Emília Abrantes Almeida Afonso, explanou sobre as competências adquiridas no seu percurso escolar e profissional, reforçando ainda o papel importante dos tempos livres, na promoção da saúde física e psicológica. Como tema livre escolheu falar sobre as dificuldades do comércio tradicional, realidade que lhe é bem conhecida, devida à sua última ocupação profissional. A candidata apresentou ainda algumas das atividades desenvolvidas nas quatro áreas, explicando todo o processo de execução das mesmas. A candidata terminou a apresentação reforçando o papel da vontade no alcance dos objetivos a que nos propomos.
A quarta candidata, Isabel Geraldes João, apresentou o seu percurso escolar e formativo, abordando ainda as atividades que fazem parte dos seus tempos livres. No decorrer da sua apresentação a candidata apresentou algumas das atividades desenvolvidas em cada uma das áreas. Como expetativas futuras, a candidata reforçou a vontade de reingressar no mercado de trabalho, de continuar a aumentar a sua formação e de acompanhar o desenvolvimento do seu filho.
A última candidata, Maria da Graça de Jesus Duarte, apresentou-se a júri para ver validado o nível B3, tendo referido que o principal agente impulsionador do regresso à escola, foi o fato de servir de exemplo às suas filhas e netas. A candidata abordou as diversas competências adquiridas no seu percurso escolar, formativo e profissional, documentando também as atividades que executa nos seus tempos livres. Como tema livre, abordou o atendimento ao público, focando a sua experiência, as dificuldades que enfrentou e quais os cuidados a ter. Ao longo da sua apresentação a candidata apresentou ainda algumas atividades que desenvolveu nas diferentes áreas de formação, terminando a sua apresentação com a frase: “ a sabedoria é o segredo da felicidade”.
No final da sessão, todos os presentes congratularam os candidatos, que se propuseram a validar os níveis B3 e B2, devido às excelentes apresentações realizadas. Parabéns!

A Profissional de RVC
Dr.ª Vera Pereira

Sem comentários: