terça-feira, 6 de março de 2012

Sessão de Júri de 29 de Fevereiro









No dia 29 de Fevereiro de 2012 realizou-se mais uma sessão de júri de nível secundário sob a presidência da Dra. Rosa Macedo, com a presença da avaliadora externa Dra. Sandrina Marques, das Profissionais Dra. Olga Filipe e Dra. Mónica Xavier e das formadoras Dra. Helena Mourão, Dra. Fernanda Paiva, Dra. Adélia Rocha e Dra. Rosa Cruz.

 A apresentação centrou-se nas experiências da História de Vida de cada Adulto, a partir das quais se explicitaram competências.

A avaliadora externa Dra. Sandrina Marques colocou as questões que achou pertinentes, bem como outros elementos da mesa, a cada um dos candidatos, tendo estes dado as respostas adequadas.

Luís Miguel Correia Pingio, iniciou a sua apresentação abordando o seu percurso escolar e o seu vasto percurso profissional rico em diversas áreas. Seguidamente como tema livre escolheu a criação do seu próprio emprego referindo as motivações que o levaram a constituir a empresa e os passos necessários para tal. No final apresentou o ramo de atividade da empresa e a forma como esta cresceu, uma vez, que já explora outro ramo de atividade. Em relação ao processo de RVCC, ele fez um balanço positivo mencionando que este irá ser uma mais-valia para a sua vida profissional já que lhe irá permitir iniciar uma formação de design gráfico, importante para a sua atividade. No final da apresentação agradeceu a todos os profissionais que o acompanharam pelo seu empenho e que sem estes não teria conseguido.
Fátima Olinda de Oliveira dos Santos, durante a sua apresentação abordou a sua experiência de vida em Portugal e na França, países onde ela viveu e cresceu. Esta resumiu o seu percurso escolar e profissional e deu ênfase, no seu tema livre, às vivências na França onde estudou e viveu até aos 18 anos e à sua vinda para Portugal, onde iniciou a sua atividade profissional. Para além, do seu relato ainda propôs sugestões para a integração dos filhos de emigrantes, pois ela sentiu algumas dificuldades já que não dominava a língua portuguesa e as leis laborais vigentes. No final agradeceu a todos os que participaram nesta caminhada, afirmando que o processo de RVCC e a conclusão do ensino secundário vai poder abrir-lhe portas no mundo laboral já que se encontra desempregada.
Jorge Alexandre da Cunha Braçais deu ao seu portfólio o título “As Minhas Aprendizagens”. Fez um resumo do seu percurso escolar e profissional, destacando a formação profissional de suporte. Explicitou a sua função mais recente, inserida num posto territorial. Abordou como tema “O Policiamento de Proximidade”, dando testemunho da sua experiência em múltiplos aspetos, enquanto agente da GNR. Fez, a finalizar, um balanço positivo da sua passagem pelo RVCC, que vê como uma mais-valia para a sua valorização pessoal e profissional Para o futuro, quer continuar a fazer formação profissional.
Ana Maria Mendes Gil Santos escolheu como título do seu trabalho “Os Melhores Momentos da Minha Vida”, refletindo as vivências significativas do seu portfólio. Apresentou-se na língua francesa, já que nasceu e fez o percurso escolar formal em França. Fez um resumo do seu percurso escolar, profissional e formativo, sendo este último relevante no âmbito da saúde, pois é assistente operacional no Centro Hospitalar Cova da Beira. Abordou como tema “O Grupo Motard da Benquerença” e o seu papel dinamizador do turismo da região. A finalizar, disse ter gostado do processo RVCC e, quanto a projetos futuros, disse desejar continuar a fazer formação profissional na área da saúde.
Dora Maria Antunes Seguro atribuiu ao seu portfólio o título “A Escrita da Minha Vida”. Começou por falar do seu percurso escolar, profissional e formativo. O tema que desenvolveu foi “O Lar da Vila do Carvalho”, no qual exerce funções de Auxiliar de Ação Direta. Neste tema fez referência ao historial da instituição, à importância da sua atividade e projetos. Mostrou-se satisfeita com o processo RVCC e disse querer, no futuro, manter o seu atual emprego e fazer o curso de Animação de Idosos.
Dora Maria Tavares Cunha Moreira escolheu como título do seu portfólio uma frase de Nietzsche “ Da escola de guerra da vida, o que não me mata fortalece-me” estabelecendo um paralelo com o espírito com que tem percorrido o caminho da vida. Fez um resumo do seu percurso escolar, formativo e profissional, encontrando-se, presentemente a desempenhar funções de assistente operacional no Centro Hospitalar Cova da Beira. Em termos de lazer apresentou o seu hobby, a arte com pintura em tela, esculturas e arranjos florais. Como tema, escolheu falar de “Controlo da Infeção Hospitalar”. A qualidade da sua apresentação, levou a formadora de CLC a atribuir-lhe o DR3 do núcleo de Saúde. A finalizar, disse ter gostado do processo RVCC e, quanto a projetos futuros, disse desejar manter a estabilidade do seu atual emprego, fazer formação na área de saúde e fazer um curso de artes.
A todos os adultos certificados, os merecidos parabéns da equipa técnico pedagógica do CNO da Escola Secundária Campos Melo e que o futuro vos proporcione sucesso na concretização dos vossos objetivos de vida.
As Profissionais de RVC


Dr.ª Mónica Xavier
Dr.ª Olga Marques Filipe

Sem comentários: