sábado, 19 de maio de 2012

Workshop “Nossas crenças, nossas localidades, onde fica a Tradição?”




A 19 de Abril de 2012, realizou-se no Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, o workshop “Nossas Crenças, nossas Localidades, onde fica a Tradição?”, no concelho de Belmonte.

Este workshop contou com elevada participação dos adultos em processo de reconhecimento de competências de nível básico e secundário, neste concelho.

Depois de iniciada a sessão pela coordenadora do Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária Campos Melo (ESCM), Dr.ª Maria Rosa Macedo, que deu as boas vindas aos presentes, explicitando a atividade inserida no Plano de Atividades Anuais da ESCM, as dinamizadoras, Profissional RVC Dr.ª Olga Filipe e Formadoras de Cultura, Língua e Comunicação (CLC), Dr.ª Adélia Rocha e Dr. Rosa Cruz deram início à apresentação. A primeira introduzindo o tema aos adultos que acompanha no processo RVCC e as formadoras explicitando os conteúdos de que são especialistas.

Na ótica de oficina de trabalho, alguns dos adultos presentes, leram e comentaram reflexivamente lendas compiladas e outros textos, em diálogo com todo o grupo presente.

 No final da participada e interessante oficina, alguns adultos fizeram questão de levar a título exemplificativo, alguma da tradicional gastronomia da sua terra, (desde o chouriço caseiro às filhoses) de modo a complementar “práticas, costumes e festas”, consolidando a interação e partilha comunitária inserida no espirito no Workshop.

Não podemos deixar de enfatizar o reconhecimento que a equipa do CNO da ESCM tem sido alvo, em todas as atividades desenvolvidas ao longo dos últimos anos nas diversas itinerâncias do concelho de Belmonte, como consequência do seu empenhamento em contribuir para a melhoria e desenvolvimento das competências dos adultos que estiveram, e estão, em processo de reconhecimento, validação e certificação de competências por este Centro.

A equipa Dinamizadora

Dr.ª Adélia Rocha

Dr.ª Olga Filipe

Dr.ª Rosa Cruz

Sem comentários: